Brasileiros têm interesse em SUVs, mas hatches e sedãs ainda são desejados

Pesquisa também revela que quase todos os entrevistados estão dispostos a investir em um novo carro no próximo ano
Chevrolet Onix Plus 2021

Chevrolet Onix Plus 2021 | Imagem: Divulgação

Um estudo feito pela Anfavea e a Webmotors revelou que a maioria dos entrevistados pretende comprar ou trocar de carro em 2022. De acordo com o levantamento, 95% dos participantes afirmaram que essa mudança ou compra de veículo está nos planos para o próximo ano. O levantamento ouviu mais de 2 mil usuários em todo o Brasil.

Do total de entrevistados, 89% são homens com idade entre 36 e 45 anos. A região com o maior número de participantes foi a Sudeste, com 59%. Depois dela vem a Sul (18%) e Centro-Oeste (11%).

As respostas da pesquisa foram divididas entre os que possuem carros (77%) e os que não contam com nenhum automóvel (23%). Entre os que já contam com veículos, a intenção de comprar um carro usado em 2022 foi de 85%. Já entre os que não tem carros, o índice foi ainda maior, com 93% respondendo que têm interesse em modelos de segunda mão.

Desejos

Embora o interesse pelos SUVs tenha crescido, as carrocerias mais desejadas são sedã (30%) e hatch (16%). Elas foram apontadas como as compras mais prováveis pelos entrevistados por serem modelos mais em conta que os utilitários esportivos.

Já sobre o pagamento, 84% dos participantes pretendem dar seu carro atual como parte de pagamento. O financiamento é a forma de pagamento preferida de 65% dos entrevistados, sendo que 57% pretendem fazer o financiamento parcial e 8% o total. Para 31%, o pagamento seria à vista, enquanto que 4% optariam pelo consórcio ou leasing.

Os 5% que não têm intenção de comprar disseram que os maiores problemas são a alta dos preços dos carros (53%), dos juros (23%) e dos preços dos combustíveis (15%). Além disso, os reflexos da pandemia (15%) e a incerteza financeira para 2022 (11%) foram outros aspectos mencionados.

E já que um carro novo não está nos planos, a ideia dessa porcentagem é investir o dinheiro (58%) ou viajar (24%).

SUVs são desejados, mas entrevistados acham sedãs e hatches mais acessíveis
SUVs são desejados, mas público acredita que hatches e sedãs são mais econômicos
Imagem: Divulgação