Maior modelo já produzido pela marca, Subaru Ascent é revelado nos EUA
Modelo terá opção de transportar até 8 passageiros e inaugura novo motor na gama Subaru
Conforme prometido, a Subaru apresentou no Salão de Los Angeles o inédito Ascent, modelo que será destinado prioritariamente ao mercado norte-americano e terá capacidade para transportar até 8 passageiros. O Ascent é o sucessor do Tribeca, modelo que foi oferecido no Brasil, o que deixa em aberto uma possibilidade para que o Ascent chegue ao nosso país.
Claramente destinado ao uso familiar, o Subaru Ascent é o maior automóvel já produzido pela fabricante japonesa e terá configurações de 7 ou 8 lugares, bem como a possibilidade de bancos individuais também na segunda fileira de assentos. Com 2,89 m de entre-eixos, o Ascent promete oferecer bom espaço interno para os ocupantes e um interior repleto de soluções para melhorar a viagem de toda a família. O crossover contará com 8 pontos de carregamento USB na cabine para facilitar o uso de smartphones e outros dispositivos móveis, além de uma tomada 120V voltada aos ocupantes do banco traseiro.
O sistema de ar-condicionado terá três zonas de atuação para melhorar o conforto térmico, algo importante em um modelo com um interior amplo como é o caso do Ascent. Na parte estrutural, a japonesa promoveu alguns reforços em sua nova arquitetura modular Subaru Global Platform para aprimorar a rigidez torcional do modelo e obter ganhos em estabilidade, controle direcional, além de reduzir ruídos e vibrações que possam ser sentidos pelos passageiros. Com a segunda e a terceira fileira de assentos rebatida, o Ascent pode acomodar até 2.055 litros de carga!
Outro ponto importante do Ascent 2019 é que ele estreia um novo motor da fabricante japonesa. Trata-se de um 2.4 turbo com injeção direta de combustível capaz de oferecer 263 cv de potência a 5.600 rpm e 38,3 kgfm de torque a 2.000 rpm. Como é tradicional na marca, o propulsor segue a configuração Boxer de cilindros contrapostos. Assim como os demais modelos da gama, o novo Ascent conta com sistema de tração integral simétrica e transmissão automática do tipo CVT capaz de simular 8 marchas caso o motorista queira operar o câmbio de modo sequencial.
Uma peculiaridade valorizada pelos norte-americanos principalmente em modelos como SUVs e picapes é a capacidade de reboque e, nesse aspecto, o novo Subaru Ascent não deixa a desejar. O modelo é capaz de rebocar até 2,27 toneladas e conta com um sistema especial, o Trailer Stability Assist, para manter o reboque sempre estável.
O Ascent também contará com a nova central multimídia Starlink, que oferece suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, bem como traz a conveniência do Wi-Fi integrado operando em regime 4G. Na versão de entrada a central multimídia contará com tela de 6,5” e, nas versões superiores, as imagens são exibidas por uma tela de 8”.
Em sua versão topo de linha Touring, o Ascent oferecerá requintes como sistema de som premium desenvolvido pela Harman Kardon com 14 alto-falantes, teto solar panorâmico e até mesmo uma câmera frontal. Também compõem a gama de equipamentos recursos avançados de eletronica embarcada como controlador de velocidade adaptativo, aviso de saída de faixa, alerta de ponto cego, farol alto automático, dentre outros.
O AUTOO entrou em contato com os representantes da Subaru no Brasil e, pelo menos até o momento, não existe previsão de importar o Ascent ao país.