Maior mercado do país, São Paulo vê despertar nas vendas de veículos
Relaxamento das regras de isolamento social, com abertura de concessionárias, fez emplacamentos crescerem 1000% em apenas uma semana de junho
Adormecido por conta das regras de isolamento social instituídas pelo poder público a fim de conter a expansão da pandemia do COVID-19, o mercado de automóveis de São Paulo já acumulava alta de 1.000% em apenas cinco dias de junho se comparado a abril, o pior mês de 2020. Até sexta-feira, 5, haviam sido registrados 5.130 veículos emplacados no estado contra somente 461 em abril e 679 em maio.
O total, no entanto, representa cerca de 10% do total de emplacamentos em São Paulo em fevereiro, último mês antes das medidas de distanciamento social e quando foram emplacados 52 mil veículos no estado. A média diária, por outro lado, é de pouco mais de mil veículos contra 2,9 mil em fevereiro, ou seja, o ritmo ainda é de um terço do movimento normal deste ano.
Mesmo assim, é uma mudança e tanto no maior mercado de veículos do Brasil, responsável por quase um terço das vendas em situação normal. A tendência é que esses números ganhem corpo nas próximas semanas, à medida que o público volte a frequentar lojas e parte das intenções de compra frustradas pela quarentena sejam retomadas.
Nesse novo cenário pós-quarentena, o ranking de vendas em São Paulo experimenta algumas mudanças. Apesar da liderança do Onix ser esperada, o novo Tracker surge como vice-líder até aqui, seguido do HB20, outro modelo que depende bastante do público paulista. Vêm em seguida outros três SUVs compactos, o Creta, T-Cross e o Renegade.
Vale ressaltar ainda que alguns automóveis que passaram em branco nos últimos dois meses voltaram a registrar emplacamentos, como foi o caso do Mercedes-Benz Classe A, Audi Q3, Mitsubishi Eclipse Cross e Volvo XC60.
Confira a lista dos 30 modelos mais emplacados na primeira semana de junho no estado de São Paulo:
Posição | Modelo | Abril | Maio | Junho* |
---|---|---|---|---|
1º | Onix | 29 | 39 | 281 |
2º | Tracker | 6 | 18 | 269 |
3º | HB20 | 14 | 37 | 227 |
4º | Creta | 14 | 26 | 219 |
5º | T-Cross | 36 | 41 | 204 |
6º | Renegade | 12 | 20 | 189 |
7º | Cronos | 6 | 4 | 162 |
8º | Kicks | 16 | 34 | 144 |
9º | HB20S | 5 | 1 | 140 |
10º | Gol | 12 | 7 | 139 |
11º | Ka | 10 | 24 | 130 |
12º | Duster | 6 | 6 | 130 |
13º | HR-V | 15 | 14 | 126 |
14º | Onix Plus | 10 | 25 | 114 |
15º | Compass | 9 | 14 | 108 |
16º | Spin | 4 | 5 | 95 |
17º | Saveiro | 10 | 10 | 92 |
18º | Fit | 10 | 12 | 88 |
19º | Toro | 9 | 13 | 88 |
20º | Strada | 18 | 27 | 88 |
21º | Polo | 5 | 12 | 85 |
22º | Kwid | 11 | 20 | 84 |
23º | Civic | 6 | 4 | 78 |
24º | Argo | 13 | 17 | 75 |
25º | C4 Cactus | 4 | 7 | 75 |
26º | Corolla | 4 | 5 | 70 |
27º | Captur | 6 | 7 | 67 |
28º | Yaris | 7 | 18 | 66 |
29º | Mobi | 7 | 8 | 66 |
30º | EcoSport | 6 | 9 | 59 |
* Dados até 5 de junho de 2020. Fonte: Denatran.