Lula pede e Salão do Automóvel volta em 2025; veja como será
Evento será realizado em novembro do ano que vem, mas participação das montadoras ainda é incógnita
Depois de sete anos, a Anfavea (Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores) disse que o Salão do Automóvel de São Paulo voltará a acontecer em 2025. O anúncio aconteceu após reunião do presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Entusiasta do salão, Lula vinha cobrando a volta do evento desde que assumiu a Presidência em 2023. Em seu governo, o mandatário aprovou uma série de medidas de incentivos às montadoras, sendo a principal delas o Programa Mover, que concede R$ 19 bilhões em incentivos fiscais ao setor.
A data ainda não está certa, mas a feira deve ser agendada para novembro de 2025 para coincidir com a etapa brasileira da Fórmula 1. Resta saber se as montadoras vão participar e ainda é cedo para saber disso. O local deve ser o pavilhão do Anhembi, que sediou o Salão por muitos anos e atualmente está em reforma
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
A última edição foi em 2018, já esvaziada por falta de interesse das fabricantes em participar do Salão do Automóvel. Na ocasião, executivos disseram que a participação era cara demais e que não traria o retorno esperado. O fim também coincidia com a diminuição de eventos do tipo no exterior, como os tradicionais salões de Detroit, Frankfurt e Paris.
A tendência é que haja regras para contenção de gastos, como estandes padronizados e a proibição de espetáculos com artistas. A feira também tende a ser mais interativa, com área para test-drives e outras atividades.