Longe do Compass, Toyota Corolla Cross chega a 1.000 carros vendidos
Primeiro SUV a encarar o Jeep tem mês de estreia com emplacamentos modestos, mas já é vice-líder no segmento
Nesta sexta-feira, 23, o Corolla Cross finalmente ultrapassou a marca de 1.000 unidades emplacadas em abril. No acumulado de 2021 (que inclui algumas unidades de março), o SUV médio da Toyota apresentava 1.059 veículos vendidos, um volume bem distante do Jeep Compass, líder do segmento.
O modelo da Stellantis, que está passando por uma renovação de meia idade, tinha nada menos que 3.888 unidades emplacadas até o dia 23, portanto, dentro da média de 2021, de cerca de 170 unidades vendidas por dia.
No ritmo dos últimos dias, o SUV da Toyota deve chegar ao final de abril com cerca de 1.500 carros emplacados, ou seja, metade da estimativa precavida da marca japonesa, de 3 mil unidades por mês.
Trata-se de algo esperado diante da natural curva de produção de um produto novo como ele. Além disso, a indústria automobilística vive um período de incertezas causado por problemas com componentes e necessidade de reduzir as atividades por conta da pandemia.
Veja galeria do Toyota Corolla Cross
Uma certa dificuldade em atender os pedidos também acaba sendo uma ferramenta de marketing involuntária ao criar uma fila de interessados e assim passar a imagem no mercado de que o modelo é bastante procurado – ou mais do que já seria mesmo.
Como se sabe, a Toyota já possuía 4 mil pedidos do Corolla Cross antes mesmo de colocá-lo oficialmente à venda, no final de março.
Vice-líder
A verdade é que o segmento de SUVs médios é amplamente dominado pelo Compass, um “meio-médio”, se formos levar ao pé da letra suas dimensões. O Jeep detinha nada menos que 59% das vendas até março que, de resto, são pulverizadas em outros 40 modelos.
Até março, o 2º colocado era o Hyundai ix35, com apenas 878 unidades emplacadas. Pois o Corolla Cross já superou o SUV montado em Anápolis no acumulado de 2021 por 56 unidades.
Ou seja, mesmo estreando devagar, o Toyota é o vice-líder da categoria, sinal de que a disputa com o Compass ainda nem começou de fato. E vai ficar mais interessante com a chegada do Volkswagen Taos em junho. Até lá certamente a fábrica de Sorocaba já terá “pegado o jeito” de produzir o Corolla Cross.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024