Logan Stepway pode? Na Rússia sim
Renault apresentou a nova família de aventureiros no país e que inclui, além do sedã, o Sandero e a van Dokker
Antes de mais nada fique tranquilo. A chance de termos um Logan Stepway no Brasil é remota (não é mesmo, Renault?) afinal de contas o brasileiro rejeita carros com visual pavoroso geralmente. Mas na Rússia tudo é possível, pelo jeito.
Foi lá que a mesma Renault achou viável criar uma versão aventureira de, vejam só, um sedã. Não que ela tenha sido a primeira – a gloriosa Lada criou o curioso Vesta Cross e suas portas com frisos “bumerangue” e a Volvo, quem diria, lançou o S60 Cross Country em 2015 -, mas a montadora francesa tem hoje um design elogiável desde que o holandês Laurens van den Acker assumiu o comando do estilo de seus carros e poderia ter evitado essa roubada estética.
Mas por que não aceitamos um sedã aventureiro? Existem boas razões. A primeira é que um hatch ou mesmo uma perua possuem carrocerias de formato mais próximo de um SUV, o que facilita a transformação. Um sedã, ao contrário, com seus três volumes claros é um projeto que em nada remonta ao off-road.
A favor da criação russa está o fato de as marcas de luxo terem inventado o “cupê aventureiro” como o BMW X6 ou o Mercedes-Benz GLE, outra junção um tanto difícil de engolir.
Pacote Stepway
Criar um Logan Stepway não é assim uma tarefa difícil. Boa parte dos acessórios de estilo é idêntica ao Sandero como emblemas, paralamas, para-choque e até mesmo a altura do solo de quase 20 cm.
Segundo a imprensa da região, o Logan Stepway será produzido na Rússia sem planos de exportação para outros países da Europa. Ele será mostrado no Salão de Moscou em setembro e começará a ser vendido em outubro.
Estamos torcendo para que encalhe na loja assim não há riscos de a moda pegar. Enquanto isso veja abaixo a galeria com outros sedãs aventureiros já apresentados mundo afora.