Logan e Sandero caminham para estrear atualizações no Brasil
Modelos vão seguir as melhorias introduzidas na Europa, agora com a marca Renault
Por mais que a Renault se esquivasse na hora de comentar se as novidades introduzidas para as gamas Logan e Sandero na Europa chegariam ao Brasil, era óbvio que isso mais cedo ou mais tarde ocorreria.
A confirmação ocorreu por meio de pesquisas no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que protege marcas e produtos de empresas instaladas no Brasil contra qualquer tipo de adaptação ou cópia. Lá podemos ver os futuros Logan, Sandero e Sandero Stepway com a atualização visual que deverão, muito provavelmente, estrear por aqui em 2018.
Na parte visual, basicamente eles trarão para as gamas Logan e Sandero as mesmas melhorias estéticas promovidas pela Dacia na Europa, com nova grade frontal, para-choque e faróis na dianteira. Na parte traseira, as novas lanternas merecerão destaque.
Bom mesmo deverão ser as melhorias na parte interna. Além de um novo volante e a adoção de plásticos com melhor aparência visual e tátil, a central multimídia presente nos modelos deverá ganhar mais funcionalidades, como a introdução dos sistemas de conectividade Apple CarPlay e Android Auto, dois recursos cada vez mais importantes e procurados pelos clientes. Uma possível melhora na lista de equipamentos dos novos Sandero e Logan também é esperada, como a introdução dos controles de tração e estabilidade, por exemplo. Logo, se você cogita a compra de um dos dois modelos, é bom esperar pelo facelift.
Um ponto curioso é que notamos nas patentes do INPI a presença do Logan, Sandero, Sandero Stepway, mas não é feita nenhuma referência à versão esportiva RS, o que talvez sinalize um possível fim de linha para o Sandero mais esportivo equipado com motor 2.0.
Vale a pena lembrar que a última grande novidade que a Renault preparou para o Sandero e o Logan por aqui foi a introdução dos motores 1.0 e 1.6 SCe em dezembro do ano passado. A última atualização visual do hatch e do sedã, porém, ocorreu apenas em 2014. Fato é que tanto o Sandero quanto o Logan precisam se mexer já que a concorrência está atuando no segmento de compactos com produtos cada vez mais interessantes, como é o caso da nova geração do Volkswagen Polo e o Fiat Argo. Em 2018 será a vez dos novos sedãs também chegarem ao mercado, no caso o Volkswagen Virtus e o três volumes compartilhando a mesma plataforma do Argo.
Na Europa, por sua vez, já se fala na próxima geração do Dacia Sandero, conforme revelamos, cotada para estrear por lá até o fim da década.