Líder no segmento premium, BMW alcança 8 anos montando carros no Brasil
Fabricante alemã prepara estreia dos novos Série 3 e X1 produzidos em Araquari (SC)
Com uma das operações de montagem local mais bem-sucedidas entre as fabricantes premium, a BMW alcançou a marca de 8 anos de operação de sua fábrica localizada em Araquari (SC), onde são montados os carros de passeio da empresa no Brasil.
Atualmente o grupo BMW produz na unidade catarinense os modelos X3 e X4 e prepara-se para, em breve, colocar na linha de produção os novos X1 e Série 3.
Modelos que se tornaram referências em suas respectivas categorias, tanto o sedã médio-grande quanto o X1 ajudaram a conduzir a BMW à liderança em vendas no segmento premium no Brasil.
A unidade produtiva da BMW em Araquari conta com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 112.893 metros quadrados de área construída.
A infraestrutura local abriga processos completos de produção automotiva com áreas de carroceria, soldagem, pintura, montagem e logística, como também laboratórios, prédios administrativos, auxiliares e o prédio da Engenharia.
Segundo a BMW, a planta catarinense está posicionada como a maior fábrica de veículos premium do continente.
Vale destacar que a empresa alemã também conta com um centro de engenharia localizado no país, o qual auxilia no desenvolvimento de modelos da marca.
Revelado em maio deste ano, o facelift para o BMW Série 3 traz como grande destaque a aplicação no sedã do BMW Live Cockpit Professional, composto pela combinação de duas telas, com 12,3” e 14,9”, que compõem um display curvo unificado e apresentam os dados do painel de instrumentos e da central multimídia.
Já o X1, por sua vez, estreou em junho sua terceira geração global. Preservando a plataforma, porém com atualizações pontuais, o SUV passou a contar com um amplo leque de opções eletrificadas, incluindo o catálogo 100% elétrico iX1.
Na época da apresentação do SUV renovado, a BMW salientou que o novo X1 conta com uma “construção da carroceria que reduz o peso e aumenta a rigidez, maior distância entre-eixos e bitolas mais largas do que o modelo anterior”. Também foram realizadas “atualizações direcionadas para o eixo de suspensão dianteiro, bem como a suspensão traseira multibraço”.