Líder no Brasil, Fiat é a marca mais vendida da Stellantis no mundo
Marca também foi a lider de mercado na Itália e na Turquia em 2022
Marca que liderou o mercado automotivo brasileiro em 2021 e 2022, a Fiat também contou com papel estratégico para o recorde operacional registrado pela Stellantis ao redor do mundo no ano passado.
Segundo comunicado da Stellantis revelado nesta quinta-feira, a Fiat permanece como a marca de maior volume de vendas dentro do grupo, alcançando 1,2 milhão de unidades emplacadas em todos os mercados onde atua. O volume leva em conta produtos da Fiat, Fiat Professional (veículos comerciais) e Abarth.
Além do Brasil, a Fiat também foi a fabricante mais comercializada na Itália e na Turquia em 2022.
Na América do Sul, a Fiat alcançou 13,6% de participação de mercado, preservando também o status de líder em emplacamentos na região.
Segundo a Stellantis, as vendas na América do Sul cresceram 3% em 2022, alcançando 859 mil veículos. A empresa destaca a forte demanda por modelos como o Fiat Pulse, Jeep Commander e Citroën C3, além do crescimento na procura pelo Peugeot 208.
Em 2022, a Stellantis reportou receitas líquidas de € 179,6 bilhões, crescendo 18% em relação a 2021, ano em que a empresa começou a operar a partir da fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA.
Ainda de acordo com a Stellantis, seu lucro líquido alcançou € 16,8 bilhões, crescendo 26% em relação ao ano anterior.
Por fim, a Stellantis acrescenta que as sinergias decorrentes da fusão dos grupos FCA e PSA alcançaram € 7,1 bilhões em 2022, antecipando o alcance da meta em dois anos.
Em outras regiões relevantes, a Stellantis foi a empresa líder na Europa na venda de veículos comerciais elétricos a bateria e o segundo no ranking europeu nas vendas gerais de veículos elétricos. O conglomerado também liderou o mercado norte-americano de híbridos plug-in.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter