Líder entre as picapes médias, Hilux 2018 ganha versão com apelo 'off-road'
Toyota também aumentou a oferta da versão flex com opção mais em conta e transmissão manual
Mesmo em segundo lugar no ranking de vendas de picapes médias por muitos anos, a Toyota não tinha do que reclamar. Quando se tratava da versão diesel a Hilux superava a rival S10, segmento em que o tíquete médio é bem mais alto.
Bastou lançar a nova geração da picape para que desde então a Hilux virasse líder geral da categoria. Este ano, a vantagem para o modelo da Chevrolet era de mais de 2,3 mil unidades no ranking de vendas.
Apesar disso, o cenário não é dos mais promissores. A chegada da Fiat Toro, um “automóvel com caçamba”, tirou o brilho das picapes médias com seus chassis separados da cabine e jeito mais rude de ser, por mais que tenham avançado nesse aspecto.
Por essa razão, a Toyota resolveu investir em versões mais atraentes tanto no bolso quanto no visual na linha 2018 da Hilux. A principal novidade responde pelo nome de SR Challenge e é a sucessora da SR a diesel. Por R$ 161.990, ela é a terceira versão mais cara da picape, atrás apenas da SRV e da SRX, no entanto, se diferencia de todas elas pelo estilo “off-road” e aventureiro, como explicou a Toyota.
Em vez de cromados, grafite e elementos escurecidos; no lugar de um interior discreto, frisos em vermelho e couro. Na carroceria, há apliques chamativos além de santantônio, estribo tubular e até o nome “Hilux” na base da grade.
O resultado realmente tira aquele ar pacato da picape e recupera um pouco do seu passado mais “barrento”. Mas na essência é o veículo de sempre, conhecido pela confiança e robustez – embora fique atrás em dirigibilidade e tecnologia em relação a algumas concorrentes.
De olho no bolso
A Hilux também passa a contar com uma versão de entrada mais em conta. É a SR flex com câmbio manual de cinco marchas. A Toyota não oferecia uma opção assim na nova geração, ignorando nada menos que 87% desse mercado (motor flex). Por R$ 108.990, a nova versão traz itens de série como ar-condicionado manual, chave canivete, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, banco e volante ajustáveis e controle de cruzeiro, entre outros – a tração é 4x2 apenas.
A Toyota não revelou quanto esta versão deve incrementar as vendas, mas da SR Challenge é esperado um volume extra de 200 unidades por mês. A montadora também incluiu a picape no seu programa “Ciclo Toyota”, que busca reter o cliente na marca.
Para quem não conhece, é um financiamento em que o interessado paga um sinal de cerca de 50% do valor do veículo, parcela uma parte de 12 a 36 vezes e paga o restante, chamado de parcela residual, no final do financiamento. Aí é que entra a sacada dos japoneses: garantindo um valor de revenda alto, a Toyota estimula o cliente a dar o veículo como entrada num novo. Segundo ela, com o valor do carro atual é possível quitar o resíduo e pagar a entrada de 50% e aí tudo recomeça.
Veja os preços da Toyota Hilux 2018
SR 4x2 M/T flex Cabine Dupla - R$ 108.990,00
SR 4x2 A/T flex Cabine Dupla - R$ 115.000,00
SRV 4x2 A/T flex Cabine Dupla -R$ 124.380,00
SRV 4x4 A/T flex Cabine Dupla - R$ 135.090,00
Chassi 4x4 M/T diesel Cabine Simples - R$ 119.550,00
Cabine 4x4 M/T diesel - R$ 123.520,00
STD 4x4 M/T diesel Narrow Cabine Dupla - R$ 135.780,00
STD 4x4 M/T diesel Cabine Dupla - R$ 136.280,00
SR Challenge 4x4 A/T diesel Cabine Dupla - R$ 161.990,00
SRV 4x4 A/T diesel Cabine Dupla - R$ 171.260,00
SRX 4x4 A/T diesel Cabine Dupla - R$ 193.270,00