Lexus UX, SUV mais acessível da marca, chega ao país
Modelo, que terá propulsão híbrida, custa entre R$ 170 mil e R$ 210 mil
Revelado no começo deste ano, o Lexus UX era um modelo muito aguardado no portfólio da marca. Com a novidade, a marca de luxo da Toyota agora tem um representante para disputar mercado com Volvo XC40, Audi Q3, BMW X1, entre outros.
O novo SUV premium é o grande destaque da Lexus no Salão de São Paulo e já está em regime de pré-venda aqui no Brasil, onde custará entre R$ 170.000 e R$ 210.000. A marca até o momento não revelou quais versões serão importadas, porém a mais cara muito provavelmente deverá ser a de apelo esportivo F-Sport.
O SUV de entrada da marca chegará ao Brasil em configuração mecânica única, no caso o UX 250h. A novidade, nesse catálogo, conta com o conjunto mecânico híbrido mais recente da Lexus, que combina um novo motor 2.0 16V com um motor elétrico. O sistema resulta em uma potência combinada de 181 cv. Segundo a fabricante, o novo conjunto propulsor é 20% menor e 10% mais leve em relação a um sistema semelhante com a mesma faixa de potência usado pela montadora anteriormente.
O UX 250h também é beneficiado pelo novo sistema “E-Four AWD”, que, graças à adição de um pequeno motor elétrico no eixo traseiro, confere tração integral ao SUV nessa versão. “A distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro é otimizada automaticamente e gerenciada pelo controle de estabilidade do carro ao acelerar, fazer curvas ou dirigir em superfícies escorregadias. Quando uma perda de atrito é detectada na roda traseira, a força direcionada para o eixo em questão é aumentada para cerca de 80%, a velocidades de até 70 km/h, contribuindo para manter a estabilidade e retomar a motricidade da roda”, explica a Lexus.
O Lexus UX conta com 4,49 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, dimensões que facilitam o uso do SUV na cidade e também garantem um bom espaço interno na cabine. As entregas das primeiras unidades do Lexus UX para quem adquirir o modelo na pré-venda ocorrerão a partir do primeiro trimeste de 2019.
A Lexus também exibe no Salão de São Paulo 2018 a nova geração do sedã médio ES. O modelo custará R$ 239.990 e será importado na opção ES 300h, que ganhou 7,1 cm em comprimento, 4,5 cm de largura e está 5 cm mais baixo. A distância entre-eixos também aumentou, totalizando 2.870 mm. Também híbrida, a versão conta com motor 2.5 a combustão trabalhando em conjunto com um propulsor elétrico para entregar 210 cv de potência e baixo consumo de gasolina.
Disponível em versão única Luxury, o ES 300h traz de série 10 airbags, controles de tração e estabilidade, acabamento interno com revestimento em couro e madeira, bancos de couro natural, teto solar elétrico com sistema antiesmagamento, faróis de LED com acionamento automático, banco do motorista com regulagem elétrica para dez posições e o do passageiro dianteiro com oito ajustes elétrico, central multimídia com tela de 12,3”, entre outros recursos.
A Lexus também anunciou no Salão de São Paulo que pretende ampliar sua rede de concessionárias no país. A marca Lexus opera noBrasil desde 1994, com vendas em algumas concessionárias da Toyota. Desde 2012, quando foi inaugurada a primeira revenda em São Paulo, a empresa trabalha para desenvolver um modelo de negócios com distribuição em lojas próprias.
Atualmente, já são 25 pontos de contato com o cliente, oferecendo distribuição, pós-venda e showrooms em todo o País. Também conta com oito pontos de distribuição oficiais (São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife e Porto Alegre), além de nove postos exclusivos de pós-vendas, cinco postos de teste de mercado e três pontos de showroom em shoppings, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
A expansão representa, em média, 80% de cobertura do mercado automotivo de luxo em todo o território nacional. Em 2018, a Lexus pretende alcançar 800 carros comercializados no Brasil e a previsão para 2019 é chegar às 2 mil unidades vendidas. O recém-lançado UX terá um papel fundamental para esse incremento em vendas desejado pela marca no país.