Lembra do Prelude? Cupê da Honda volta híbrido para simular esportivo raiz
Um dos ícones dos anos 1990 chega à sua sexta geração com câmbio que finge trocar marchas
Câmbio CVT com simulação de marcha não é novidade. Toda a linha Stellantis equipada com motor 1.0 turbo como Citroën Basalt e Fiat Strada tem a transmissão que finge ter sete marchas. Mas a sexta geração do Honda Prelude, que chega no ano que vem ao mercado dos Estados Unidos vai além.
O sistema se chama Honda S+ Shift que, segundo a Honda, é “um novo modo de direção inovador que avança ainda mais o Linear Shift Control para oferecer níveis máximos de envolvimento do motorista”.
Imagem: Divulgação
O sistema não só simula as trocas de marchas que ainda não sabemos quantas são, mas também canaliza o ruído do motor através do sistema de alto-falantes do cupê. A ideia é simular um esportivo raiz, com mudanças manuais e um grande motor somente a combustão. As mudanças de marcha também poderão ser feitas pelo motorista com aletas atrás do volante.
Ainda não há detalhes sobre a motorização, apenas de que atenderá ao “futuro eletrificado com o premiado trem de força híbrido de dois motores da Honda”. Logo podemos deduzir que o novo Prelude usará o conjunto que já está presente aqui no Brasil em Civic, Accord e CR-V, o e:HEV.
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A configuração atual combina um 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, com 147 cv e 19,4 kgfm com dois motores elétricos. Um atua como gerador e outro na tração com 184 cv e 34,2 kgfm. A recarga da bateria é feita pelo próprio sistema e não demanda uma fonte externa de energia. A potência combinada é de 207 cv, mas é claro que no Prelude esse número pode ficar maior.
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O Honda Prelude foi lançado em 1978 e teve cinco gerações até sair de linha em 2001. No Brasil, o carro ficou conhecido na quarta geração, lançada em 1991, época da abertura de importações no país. Chegou junto a uma leva de carros importados, quando a Honda trouxe os primeiros Civic, CRX Del Sol e Accord, entre outros. As vendas oficiais foram entre 1992 e 1995. Se a sexta geração virá ao Brasil, saberemos mais para frente.