Lembra da Dakota? Picape vai voltar como RAM para incomodar Hilux e Ranger
Stellantis já confirmou que terá nova picape acima da RAM Rampage, a partir de 2025
A Stellantis voltará a ter uma picape média, desta vez marca RAM, a partir de 2027. Será uma espécie de nova Dakota, modelo que chegou a ser fabricado com a marca Dodge, em Campo Largo (PR), entre 1998 e 2001. O novo modelo foi confirmado pela CEO da RAM, Chris Feuell, durante entrevista concedida à revista Motor Trend.
VEJA TAMBÉM:
Agora, o designer Kleber Silva faz as projeções de como deverá ficar a nova picape média da RAM. A nova picape poderá se chamar Dakota, mas isso ainda não está acertado. De qualquer forma, será um modelo médio, do mesmo segmento de Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia. Terá vários itens em comum com a Rampage.
Pelo o que se sabe até agora, a nova picape média da RAM será fabricada primeiramente na fábrica da Stellantis em Belvidere, Illinois (EUA), como parte de acordo firmado com o sindicato local após o fim de linha do Jeep Cherokee. Inclusive, houve um acordo com o sindicato local que deixou agendada a retomada das atividades da unidade de produção a partir de 2027, quando deverá ser lançada a nova picape.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Interior hi-tech
Imagem: Projeções/ Kleber Silva
Será mais um modelo fabricado sobre a nova plataforma STLA Medium, que também será usada em outros modelos da Stellantis, como o novo Jeep Compass. A estrutura pode ser usada em veículos de 4,3 até 4,9 m e oferece suporte para eletrificação, incluindo trens de força híbridos e elétricos.
Pelas projeções, também é possível notar que o interior da nova picape RAM terá uma série de itens sofisticados, começando pela central multimídia, montada na vertical, com acesso à internet a bordo e atualização OTA (Over The Air). O câmbio terá comando giratório no próprio painel e o cluster será 100% digital.
Ainda não há informações sobre o conjunto mecânico, mas tudo indica que a nova RAM Dakota deverá ser uma picape híbrida, ou seja, terá motor a combustão e outro elétrico, o que deverá a reduzir o consumo e as emissões sem deixar de lado a questão da força, tão importante em uma picape média.
Imagem: Projeções/ Kleber Silva