Lecar tem planos de fabricar picape híbrida no Brasil; saiba detalhes

Utilitário poderá sair da fase de projeto, caso o sedã 459 tenha bom desempenho nas vendas
Lecar Campo, nova picape híbrida que ainda está na fase de projeto, mas tem planos de sair do papel

Lecar Campo, nova picape híbrida que ainda está na fase de projeto, mas tem planos de sair do papel | Imagem: Divulgação

A Lecar, marca brasileira fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis, vai avançando nos planos de produzir seu modelo híbrido com ares de cupê em 2026. Entre outros feitos, associou-se à ABVE (Associação Brasileirra de Veículos Elétricos), no final de outubro e, agora, acaba de receber R$ 3 bilhões de incentivos do Programa Mover, com os quais poderá usufruir de crédito presumido do IPI de 32%, junto ao ressarcimento do PIS/PASEP e da Cofins.

VEJA TAMBÉM:

Durante entrevista ao portal G1, Assis revelou que, além do modelo 459, também tem planos de ter uma picape híbrida, que foi batizada como Cyber Campo e que poderia ter seu projeto encaminhado para fabricação se o primeiro modelo híbrido se sair bem nas vendas, daqui a dois anos. Já existem esboços do utilitário, que deve usar o mesmo conjunto mecânico do 459, fornecido pela Horse, que trabalha com a Renault.

O motor deverá ser o 1.0 turboflex, com injeção direta, que funciona com gerador para alimentar a bateria de 18,4 kWh e o motor elétrico 163 cv e 26,3 kgfm de torque,  montado no eixo traseiro, o que significa que a ideia é de lançar uma picape híbrida de tração traseira.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Motor elétrico traseiro

Picape Lecar Campo, modelo híbrido que pode ser lançada depois do sedã 459, conforme a fabricante
Picape Lecar Campo, modelo híbrido que pode ser lançada depois do sedã 459, conforme a fabricante Imagem: Divulgação

Do modelo 459, a picape também deverá herdar outros componentes, como suspensão independente, freio a disco nas quatro rodas e um pacote completo de assistência à condução (ADAS). A empresa já abriu a lista de espera para o cupê, que terá preço promocional de R$ 147.900 os que se interessarem pelo carro até o fim de 2024.

A nova picape Cyber Campo está sendo projetada para ser híbrida, mas diferente da maioria das picapes eletrificadas que estão para serem lançadas. No caso da Toyota Hilux e da Volkswagen Tarok, o sistema é o micro-híbrido, que conta apenas com um pequeno motor elétrico no virabrequim que dá um impulso no motor para ajudar a reduzir combustível e emissões nas arrancadas e retomadas. 

O esquema da Lecar é parecido com o da BYD Shark, que funciona com dois motores elétricos, um em cada eixo e o motor 1.5 turbo, que funciona como gerador, mas também pode tracionar as rodas em algumas situações, o que não é o caso da Cyber Campo. Porém, para recarregar as baterias, ambas precisam ser plug-in.

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana