Leapmotor C10: SUV elétrico de luxo pode chegar sem um importante item
Limitação no sistema de entretenimento tem irritado proprietários do carro em outros países
O Leapmotor C10 será o primeiro lançamento da marca de origem chinesa controlada pela Stellantis no Brasil. O SUV de luxo com porte semelhante ao do Jeep Commander, no entanto, pode chegar sem um importante item: o sistema de conexão com celulares através do Android Auto e do Apple Carplay.
Esta ausência tem irritado proprietários do SUV elétrico na Europa e na Austrália. O site australiano Drive foi atrás para entender o motivo do C10 não ter o popular sistema e ouviu que o aparelho de entretenimento do carro não comporta rodar nem o software do Google nem o da Apple.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Imagem: Divulgação
Francesco Giacalone, chefe de produto e marketing da Leapmotor International, explicou durante o lançamento do modelo no país da Oceania que os próximos lançamentos já serão compatíveis, mas que o C10 terá que aguardar uma próxima geração.
“Com o B10 [pequeno SUV elétrico], estamos introduzindo o sistema operacional 3.5 com uma nova arquitetura eletrônica e ele terá Android e Apple CarPlay”, disse o executivo, que afirmou que a central multimídia do C10 pode espelhar celulares através de um aplicativo.
Imagem: Divulgação
“Temos uma solução, o QDLink, que é um aplicativo que espelha o smartphone no carro. Então esta solução espelhará funções como o Google Maps, mantendo as funcionalidades do Bluetooth ativas para chamadas telefônicas e outras atividades no carro”, disse Giacalone. Na loja de aplicativos do Google, o QDLink aparece com nota 2,5 e muitas críticas no funcionamento. A avaliação máxima é 5.
Procurada, a Leapmotor disse que "não comenta sobre rumores e especulações”. A previsão é de que o C10 chegue ao Brasil ainda neste ano, mas não dá para dizer ainda se a central multimídia já será atualizada ou não.
VEJA TAMBÉM:
- Além do Leapmotor C10, outros SUVs para ficar de olho em 2025
- Irmão menor, B10 quer enfrentar o BYD Yuan Pro; conheça o SUV compacto
Como é o Leapmotor C10?
O SUV médio-grande tem 4,74 metros de comprimento, entre-eixos de 2,83 m e 1,90 m de largura. Tem visual arredondado com faróis finos interligados por uma barra, assim como as lanternas horizontais. Nas laterais, destaque para as maçanetas embutidas.
Apesar de elétrico, o Leapmotor C10 é oferecido na China em três versões, sendo uma de autonomia estendida (EREV), ou seja com o uso de um motor 1.5 a gasolina aspirado de 96 cv que opera apenas como gerador de energia. Isso significa que o veículo não chega a ser híbrido por nunca ter o motor a combustão tracionando as rodas.
Todas as configurações vêm equipadas com um motor elétrico de 231 cv e 32,6 kgfm, o conjunto de baterias pode ser de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. Assim, são 410 km ou 530 km de autonomia no ciclo chinês CLTC, respectivamente. Ainda não há medições do Inmetro.
A lista de equipamentos do SUV inclui central multimídia com tela de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25”, leitor facial com capacidade para reconhecer até oito pessoas diferentes, além de assistências autônomas de condução (ADAS).