Leapmotor C10 e outros 4 carros chineses para ficar de olho em 2025

Ao menos 16 marcas chinesas estarão no mercado brasileiro no próximo ano; veja 5 opções
Leapmotor C16

Leapmotor C16 | Imagem: Divulgação

O mercado brasileiro virou alvo das marcas chinesas. E elas são muitas. Nomes como Zeekr, Leapmotor, Omoda e GAC estão prontas para chegar às nossas ruas com seus modelos híbridos e elétricos. São milhões de investimentos e promessas de empregos com novas fábricas.

E claro, novos modelos bem interessantes. Selecionamos cinco deles para ficar de olho em 2025.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Leapmotor C10

Leapmotor C16
Leapmotor C16 Imagem: Divulgação

Parceira da gigante Stellantis, a Leapmotor é a marca que mais deve chamar a atenção por aqui, afinal já tem uma grande estrutura por trás, como rede de concessionárias e fábricas das marcas do grupo, como Fiat, Jeep e Peugeot.

O primeiro a chegar será o SUV C10, ainda no primeiro semestre. O porte é semelhante ao de um Jeep Commander com 4,74 metros de comprimento, 1,90 m de largura e entre-eixos de 2,83 m. Todas as configurações são equipadas com um motor elétrico de 231 cv e 32,6 kgfm, mas com opção de baterias de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. São 410 km ou 530 km de autonomia com a ajuda de um motor 1.5 a gasolina de 96 cv operando somente como gerador de energia.

Wuling Yep Plus

Wuling Yep Plus, SUV com estilo quadradinho que pode chegar como Chevrolet
Wuling Yep Plus, SUV com estilo quadradinho que pode chegar como Chevrolet Imagem: Divulgação

Se a Stellantis pode trazer a Leapmotor, a GM pode responder com a Wuling. A marca é parceira do grupo estadunidense e já testa seus carros no Brasil, podendo também aproveitar a estrutura da Chevrolet já bem estabelecida no Brasil. Há até a possibilidade do modelo usar a própria marca da gravata.

O carro que deve chegar primeiro é o Yep Plus, um simpático SUV compacto de 4 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura. O conjunto mecânico é formado por um motor elétrico traseiro de 102 cv de potência com autonomia prometida de 400 km no ciclo chinês (WLTC), gerada pelas baterias de íons de lítio com 41,9 kWh.

GAC Aion V

Aion V é aposta da GAC entre os SUVs
Aion V é aposta da GAC entre os SUVs Imagem: Divulgação

SUV com 4,60 metros de comprimento e 1,85 m de largura, o Aion V é cotado para ser uma das estrelas da GAC, marca que tem metas ambiciosas para o Brasil com investimentos na casa dos R$ 6 bilhões. Há ainda promessa de fábrica e ao menos 7 novos modelos no mercado brasileiro em 2025.

No caso do Aion V, existe em versão de 204 cv ou 224 cv, sempre com 24,5 kgfm de torque. As baterias de íons de lítio são do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato), com 75,3 kWh, gerando autonomia WLTP de 521 km. Na China, há versões de 90 kWh que chegam a 750 km.

GWM Haval H4

GWM Haval H4 vai ser o inimigo híbrido de Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross
GWM Haval H4 vai ser o inimigo híbrido de Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross Imagem: Divulgação

A GWM já está no Brasil vendendo os SUVs da linha H6, mas para 2025 deve lançar o H4, abaixo dos R$ 200 mil, para incomodar Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. Ele será sempre híbrido, usando a mesma mecânica do H6 HEV.

Ou seja, estamos falando de um motor 1.5 turbo com dois elétricos, sendo um gerador e outro de propulsor. No caso do H6, o conjunto rende 243 cv de potência e 54 kgfm de torque, mas estes números devem ficar maiores, pois o H4 já deve chegar flex no ano que vem.

BYD Denza Z9

BYD Denza Z9 vai ser o sedã de luxo com estilo Tesla da marca
BYD Denza Z9 vai ser o sedã de luxo com estilo Tesla da marca Imagem: Divulgação

Depois de consolidar sua fábrica no Brasil, a BYD quer trazer novos carros de luxo via importação com a submarca Denza. Um deles será o Z9, já confirmado, um sedã com estilo de Tesla com 5,23 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,12 m de distância entre-eixos.

O sedã de luxo é vendido na China em versão híbrida plug-in, que combina o motor 2.0 turbo de 204 cv a três propulsores elétricos, somando 858 cv. A versão elétrica do Z9 tem três motores abastecidos por baterias Blade de 100 kWh. Combinados, entregam 951 cv.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023