Latin NCAP: VW Taos surpreende enquanto Argo e Cronos zeram

SUV da Volkswagen obteve a nota máxima em sua avaliação, enquanto que a dupla da Fiat saiu sem estrelas
Volkswagen Taos 2022

Volkswagen Taos 2022 | Imagem: Divulgação

Uma nova rodada do Latin NCAP foi anunciada nesta sexta-feira (3). E, enquanto a Volkswagen pode celebrar um grande resultado com o Taos, que se tornou o primeiro modelo a receber cinco estrelas neste novo protocolo, a Fiat deve ficar preocupada com o resultado de Argo e Cronos, já que a dupla zerou no teste.

Com seis airbags e diversos equipamentos de segurança, o Volkswagen Taos foi avaliado em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres. Além disso, o SUV passou pelo teste do controle de estabilidade, teste de alce e frenagem autônoma de emergência. 

De acordo com o Latin NCAP, o utilitário teve 90,23% em proteção de ocupantes adultos, 89,90% em proteção de ocupantes infantis, 60,61% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, e 85,04% em sistemas de assistência à segurança.

Cronos e Argo

Fiat Cronos e Argo não conseguiram nenhuma estrela na avaliação
Fiat Cronos e Argo não conseguiram nenhuma estrela na avaliação
Imagem: Divulgação

A dupla da Fiat passou por menos testes que o VW Taos, sendo avaliada em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres.

Segundo o Latin NCAP, o Argo e o Cronos conseguiram proteger os ocupantes no impacto frontal de média a baixa intensidade. Já no impacto lateral, a proteção foi pobre para o ocupante adulto. A baixa pontuação no teste de chicotada cervical e a ausência de airbags laterais contribuíram para a nota ruim em proteção adulta, que foi de 24,37%. 

Para crianças, a pontuação foi baixa pois, segundo o Latin NCAP, a sinalização do veículo não atende aos requisitos do órgão. Dessa forma, a nota foi de 9,91%. Em proteção de pedestres e usuários vulneráveis, a nota foi de 36,91% de proteção, sendo a pior desde que a instituição começou a avaliar este requisito, em 2020.

No caso da assistência à segurança, os modelos da Fiat só pontuaram por terem o sistema de aviso do cinto de segurança para o motorista, já que o controle de estabilidade não é oferecido de série, bem como outros equipamentos mais tecnológicos, como o de detecção de ponto cego.

De acordo com o Latin NCAP, a Fiat afirmou que irá melhorar os dois modelos e irá pedir uma nova rodada de testes para Cronos e Argo.

Abaixo, confira o vídeo do resultado do VW Taos e dos Fiat Argo e Cronos.