Latin NCAP vai avaliar a segurança de picapes

Serão testados modelos à venda em mercado da América Latina, como Brasil e Argentina

Picapes vão para o crash-test | Imagem: divulgação

Devido a praticidade no trabalho e também às versões capazes de servir as mais diversas famílias, as picapes se posicionaram como os veículos mais vendidos em vários mercados, o que inclui o Brasil, onde a Fiat Strada ocupa o primeiro lugar do ranking dos veículos comerciais, e a Argentina, que tem a Toyota Hilux como o modelo mais emplacado no acumulado da categoria. Mas apesar disso, o Latin NCAP, órgão que avalia a segurança de carros vendidos na América Latina, ainda não inclui utilitários em seus testes.

Em entrevista concedida ao site Argentina Autoblog na realização da "Fase V", que colocou à prova os compactos Chevrolet Onix, Fiat Palio e Peugeot 208, o diretor técnico do Global NCAP e do Latin NCAP, Alejandro Furas, revelou que a instituição deverá testar em breve os modelos picapes.

"O laboratório da ADAC tem capacidade para realizar testes de carros de até 3,5 mil kg a até 120 km/h. Como sempre mencionados, o Latin NCAP tem limitações para testar todos os carros que existem no mercado. Uma maneira de tornar possível de testar todos os modelos é fazer com que os governos determinem que os consumidores devem ser informados sobre todos os carros disponíveis antes de comprá-los e que o Latin NCAP deve qualificá-los", disse Furas.

"Isso tem custo zero para os governos e representa um benefício para os compradores de carros. De qualquer forma, é de se esperar que o Latin NCAP incorpore em breve esse tipo de veículo ao programa de testes", completou o executivo.

Os próximos resultados serão divulgados no fim de outubro, antes do Salão do Automóvel de São Paulo. Ainda não se sabe quais modelos serão avaliados.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise