Latin NCAP terá resultados da 2ª edição divulgados no dia 24
Teste de segurança que segue padrões mundiais avaliou cinco dos automóveis mais vendidos na América Latina
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Peugeot 207 com airbags | Imagem: Latin NCAP
Tradição nos países desenvolvidos, os crash-test independentes são usados como referência entre consumidores e servem como alerta para falhas de segurança em veículos que acabaram de ser lançados.
Os órgãos mais conhecidos são NHTSA, dos Estados Unidos, e o Euro NCAP, da Europa e é este segundo que inspirou a realização de uma versão latina desde o ano passado. O Latin NCAP teve sua primeira edição realizada em outubro de 2010 e no próximo dia 24 mostrará os resultados da segunda rodada.
Desta vez, no entanto, o órgão avaliou apenas cinco automóveis contra nove em 2010. A identidade dos modelos, no entanto, é guardada a sete chaves. A única informação disponível é que se tratam de veículos que estão entre os mais vendidos na América Latina.
Baixo conteúdo de segurança
O mistério talvez seja uma estratégia para evitar que os fabricantes envolvidos não se antecipem e questionem os métodos da Latin NCAP como ocorreu na primeira edição em que algumas marcas consideraram os critérios incompatíveis com a realidade brasileira.
Os piores resultados em 2010 vieram com modelos compactos que não estavam equipados com airbags como o Gol, Palio e o Peugeot 207 - este último saiu-se mal mesmo com as bolsas infláveis.
Espera-se por uma evolução a partir de 2014 quando não só airbags como também freios com dispositivo ABS passem a ser obrigatórios em todos os veículos novos.