Lanterninha da categoria, Chevrolet Montana ganha motor mais econômico

Picape compacta passa a exibir o emblema 'Eco' na linha 2017, com soluções aplicadas em outros modelo da marca
Chevrolet Montana 2017

Chevrolet Montana 2017 | Imagem: Divulgação

Num segmento em que hoje atuam apenas três modelos (dois deles saíram de cena há alguns anos), ser a última colocada não é algo assim tão grave. Mas, para a Montana, da Chevrolet, significa estar longe demais da briga entre as duas líderes, a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro.

Baseada num modelo que já deixou o Brasil (o Agile) e com menos versões disponíveis (como a popular cabine dupla), a Montana tem vendido pouco nos últimos anos embora tenha ensaiado uma leve reação em 2016. Talvez agora, que passa a contar com o revisado motor 1.4 e mais alguns itens de série, a picape possa se aproximar um pouco dos concorrentes.

A GM anunciou nesta segunda-feira (22) que a Montana 2017 passou a ter nota A do Inmetro graças às mudanças periféricas do motor 1.4 litro de 8 válvulas. Sim porque a montadora tem conseguido atender os requisitos do órgão sem precisar investir tanto quanto outras marcas. Uma combinação que envolveu novos pistões e bielas, radiador mais eficiente e itens como pneus verdes e lubrificantes de baixa viscosidade permitiram que o propulsor conseguisse marcas mais eficientes.

Agora, a Montana roda 11,7 km na cidade ou 13,4 km na estrada com um litro de gasolina. Caso seja abastecida com etanol, ela percorre 7,9 km/l na cidade e 9,2 km na estrada. Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h baixou para 10,4 segundos.

Direção hidráulica

A Montana segue a mesma receita da geração anterior, baseada no Corsa: oferecer uma caçamba profunda, capaz de acomodar 756 kg. Agora, a Chevrolet passa a equipar todas as versões com direção hidráulica de série, além de equipar a versão LS, de entrada, com rodas aro 15.

Até julho, a Montana havia emplacado 6,1 mil unidades contra 34,8 mil da Strada e 23,2 mil da Saveiro. Como se vê, a Chevrolet tem um longo caminho a percorrer se quiser chegar na concorrência.