Land Rover Defender ganha opção V8 de 405 cv

Chamado de Defender V8 Works, novidade será construída em cima de unidades adaptadas
Land Rover Defender V8 Works

Land Rover Defender V8 Works | Imagem: Divulgação

Dizer adeus não é fácil, especialmente para algo que muita gente cria vínculos emocionais como aquele carro preferido que ficou marcado em algum capítulo de sua história pessoal. Com o Land Rover Defender, modelo que foi produzido por 68 anos na Inglaterra, a história não poderia ser diferente.

Agora para comemorar seus 70 anos de atividade, a marca Land Rover resolveu promover uma série especial “resgatando” aquele que é o seu veículo mais emblemático. 

A fabricante inglesa anunciou nesta semana a criação de uma série especial chamada Defender V8 Works, que será limitada a 150 unidades. O grande destaque da edição reside no conjunto mecânico, composto por um motor 5.0 V8 de 405 cv e 52,5 kgfm de torque. Ele vai trabalhar com a transmissão automática de  8 marchas fornecida pela ZF e, segundo a Land Rover, essa combinação impulsiona o Defender V8 Works de 0 a 100 km/h em rápidos 5,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 170 km/h, já que seria preciso muita coragem (e habilidade) para deixar dominar um Defender com esse nível de desempenho. Criado para o uso off-road, o jipão está longe de ser um superesportivo. 

“A ideia de reintroduzir um Defender V8 é algo que discutíamos desde 2014, quando ainda estávamos construindo o Defender em Solihull. Sabíamos que haveria demanda para um Defender mais potente e mais rápido”, explica Tim Hannig, responsável pela Jaguar Land Rover Classic.

Mas engana-se quem ficou animado pensando que a Land Rover vai recolocar o Defender na linha de montagem.

As 150 unidades da série especial serão baseadas em versões 90 e 110 fabricadas entre 2012 e 2016 com até 20.000 milhas rodadas, cerca de 32.000 km. Essas unidades foram avaliadas especialmente pela Land Rover, que só então realizou a "conversão" dos jipes para o Defender V8 Works. 

Além do conjunto mecânico de alta performance, as 150 unidades receberam um sistema de freios mais adequados para a alta potência, rodas de liga leve aro 18” com liga de diamante e pneus todo-terreno 265/65 R18.

O Defender V8 Works estará disponível em oito cores exteriores padrão, incluindo duas com acabamentos de cetim. Em contraste, o teto, os aros das rodas e a grade dianteira são produzidos na tornalidade Preto Santorini. O acabamento das maçanetas, tampa do combustível e letras do capô é feito em alumínio usinado.

Por dentro, a série especial Defender V8 Works traz acabamento total em couro Windsor – no painel de instrumentos, nas portas e nos bancos esportivos além de um novo sistema de entretenimento projetado pela Land Rover Classic.

Quer a notícia ruim? De acordo com a Land Rover, nenhuma unidade do Defender V8 Works será oferecida no Brasil...

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis