Land Rover Defender ganha opção V8 de 405 cv
Chamado de Defender V8 Works, novidade será construída em cima de unidades adaptadas
Dizer adeus não é fácil, especialmente para algo que muita gente cria vínculos emocionais como aquele carro preferido que ficou marcado em algum capítulo de sua história pessoal. Com o Land Rover Defender, modelo que foi produzido por 68 anos na Inglaterra, a história não poderia ser diferente.
Agora para comemorar seus 70 anos de atividade, a marca Land Rover resolveu promover uma série especial “resgatando” aquele que é o seu veículo mais emblemático.
A fabricante inglesa anunciou nesta semana a criação de uma série especial chamada Defender V8 Works, que será limitada a 150 unidades. O grande destaque da edição reside no conjunto mecânico, composto por um motor 5.0 V8 de 405 cv e 52,5 kgfm de torque. Ele vai trabalhar com a transmissão automática de 8 marchas fornecida pela ZF e, segundo a Land Rover, essa combinação impulsiona o Defender V8 Works de 0 a 100 km/h em rápidos 5,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 170 km/h, já que seria preciso muita coragem (e habilidade) para deixar dominar um Defender com esse nível de desempenho. Criado para o uso off-road, o jipão está longe de ser um superesportivo.
“A ideia de reintroduzir um Defender V8 é algo que discutíamos desde 2014, quando ainda estávamos construindo o Defender em Solihull. Sabíamos que haveria demanda para um Defender mais potente e mais rápido”, explica Tim Hannig, responsável pela Jaguar Land Rover Classic.
Mas engana-se quem ficou animado pensando que a Land Rover vai recolocar o Defender na linha de montagem.
As 150 unidades da série especial serão baseadas em versões 90 e 110 fabricadas entre 2012 e 2016 com até 20.000 milhas rodadas, cerca de 32.000 km. Essas unidades foram avaliadas especialmente pela Land Rover, que só então realizou a "conversão" dos jipes para o Defender V8 Works.
Além do conjunto mecânico de alta performance, as 150 unidades receberam um sistema de freios mais adequados para a alta potência, rodas de liga leve aro 18” com liga de diamante e pneus todo-terreno 265/65 R18.
O Defender V8 Works estará disponível em oito cores exteriores padrão, incluindo duas com acabamentos de cetim. Em contraste, o teto, os aros das rodas e a grade dianteira são produzidos na tornalidade Preto Santorini. O acabamento das maçanetas, tampa do combustível e letras do capô é feito em alumínio usinado.
Por dentro, a série especial Defender V8 Works traz acabamento total em couro Windsor – no painel de instrumentos, nas portas e nos bancos esportivos além de um novo sistema de entretenimento projetado pela Land Rover Classic.
Quer a notícia ruim? De acordo com a Land Rover, nenhuma unidade do Defender V8 Works será oferecida no Brasil...