Lançado na Argentina, Hyundai Kona ainda é dúvida no Brasil
Interessante opção de crossover, modelo acabou de chegar ao país vizinho
Mais uma vez nossos hermanos vão nos deixar com uma dorzinha no cotovelo neste começo de mês. A Hyundai começou a importar para a Argentina o Kona, um crossover muito interessante concebido para a Europa e EUA que, em termos de proposta, fica posicionado entre o Creta e o New Tucson.
A novidade chegará ao país vizinho em duas versões mudando apenas o nível de equipamentos, mas a parte mecânica, que é um forte atributo do modelo, será a mesma para as duas configurações. Na Argentina, o Kona terá motor 1.6 turbo a gasolina de 177 cv e pouco mais de 26 kgfm de torque, além de câmbio de dupla embreagem com 7 marchas e sistema de tração integral com opção de bloqueio do diferencial central. Orientados cada vez mais para o uso urbano, os sistemas de tração integral ou 4x4 figuram como um item cada vez mais raro em modelos dessa categoria.
Com uma concepção bem interessante, o Hyundai Kona tem tamanho semelhante ao de SUVs compactos premium como o BMW X2, Mercedes-Benz GLA, entre outros, e oferece um alto nível de equipamentos e eletrônica embarcada para se tornar uma opção mais acessível a esses modelos mais caros. Para tanto, o Kona trabalha com um design marcante e, além do conjunto mecânico moderno, conta com recursos avançados de segurança como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, entre outros.
Apesar da proximidade com a Argentina, a Hyundai não tem planos tão claros de importar o Kona para o Brasil tão cedo. Quando questinada pelo Autoo, a fabricante respondeu que não existe sequer uma previsão de lançamento do Kona por aqui ou qualquer iniciativa em comercializar o crossover em nosso país. Talvez as flutuações do dólar e o valor ainda alto da moeda norte-americana possam ser os motivos, uma vez que, se a questão cambial não ajudar, o Kona chegaria ao Brasil com um preço próximo demais ao New Tucson, o que não justificaria o investimento necessário para importar o Kona ao país.
De qualquer forma, se a situação econômica do país ajudar, certamente seria muito interessante ter um modelo como o Kona por aqui.