Sucessor do Lada Niva poderá ter versão Grand com 7 lugares
Nova geração do clássico russo está prevista para 2024 e deve dividir plataforma com o Dacia Bigster
A nova geração do Lada Niva está confirmada para estrear em 2024, mas enquanto ainda precisamos ter paciência para conhecer o sucessor do clássico utilitário off-road, novas apurações da imprensa especializada europeia antecipam alguns detalhes sobre o que a marca está preparando para o modelo
Vale lembrar que a missão do novo Lada Niva não será simples, uma vez que ele entrará no lugar de um modelo que está em linha desde 1977. Aqui no Brasil, o Lada Niva foi comercializado entre 1991 e 1995, figurando como um dos primeiros automóveis importados ao país.
A nova geração do Niva vai utilizar como base a plataforma CMF-B do Grupo Renault, já que a Lada atualmente integra a Aliança formada pela gigante francesa bem como a Nissan e a Mitsubishi.
Dessa forma, ele deve acabar dividindo sua arquitetura também com o Dacia Bigster, o que leva muitas publicações especializadas europeias a apostarem no desenvolvimento de um "Grand Niva" com 7 lugares, figurando como uma opção mais versátil do futuro SUV.
Porém, este não deve ser o único modelo compartilhado entre Lada e Dacia. A tendência é que a nova geração de modelos das marcas dividam suas bases, com as duas marcas se aproximando cada vez mais.
Evolução mecânica
Além das mudanças visuais e tecnológicas, a nova geração do Niva (acompanhada pelo eventual Grand Niva) terá motores mais modernos e de origem Renault. Uma das opções cotadas é o futuro 1.2 de três cilindros.
No entanto, os propulsores híbridos da marca francesa não devem equipar os futuros modelos da Lada, o que afasta a possibilidade de um Niva eletrificado no curto prazo.