Kwid será mini-SUV, diz Renault
Novo compacto não deve decepcionar no preço e terá inédito motor de 1.0 de três cilindros com dois níveis de potência, disse o presidente da marca no Brasil
O fraco desempenho em vendas do up! e o Mobi serviram de alerta para a Renault. É o que deu a entender o presidente da marca no Brasil, Olivier Murguet, em entrevista ao site Automotive Business, durante o lançamento mundial da picape Alaskan.
Murguet confirmou que o Kwid, sucessor do Clio, estará mais para SUV do que hatch: “vai ser um pequeno SUV com bom espaço interno”, revelou ao site. Essa vertente está clara desde a aparição do modelo, mas a Renault deve enfatizar o visual de jipinho para evitar uma recepção fria do consumidor, como ocorreu com seus rivais diretos da Volks e da Fiat.
Murguet garante também que o Kwid não decepcionará no preço, ao contrário dos concorrentes, cuja expectativa do mercado é que custassem menos. “(O preço) não será mais caro nem mais barato do que se espera”, afirmou.
O modelo estreará um novo propulsor 1.0 de 3 cilindros, tendência nas montadoras. A novidade é que haverá duas versões, uma com cerca de 70 cv no Kwid de entrada, e outra mais forte e que também será usada no Sandero e no Logan.
Em relação à segurança, um ponto que está em suspense desde o mau resultado do modelo em crash-test no exterior, a Renault deverá evitar o problema com uma carroceria mais reforçada e também com a possibilidade de equipá-lo com até sete airbags, hoje um privilégio de carros mais caros.
Avalanche de SUVs
Murguet também comentou a respeito da investida em SUVs no Brasil. Além de confirmar a vinda do Koleos em 2017, o executivo prometeu uma surpresa que certamente se trata do Kaptur, como o AUTOO apurou na semana passada.
De fato, a Renault pode tirar vantagem da demanda por veículos com visual de SUVs ao atacar várias faixas de preços. Uma coisa é certa: até o final da década, as ruas vão estar tomadas por esses modelos com cara off-road, mas essencialmente urbanos. A marca que não tiver mais de um no portfólio vai ficar para trás.