Kia trabalha em um ''irmão'' do Hyundai Creta para mercados emergentes
Novidade pode ser uma proposta interessante para o mercado brasileiro
Aqui para o Brasil a Kia já confirmou que entrará no segmento de SUVs compactos, categoria que virou febre no país, com um modelo derivado do KX3. Uma notícia que surgiu na Índia, contudo, nos dá mais indícios de qual poderá ser esse SUV inédito.
Neste mês a Kia vai revelar por lá o SP Concept, modelo destinado aos mercados de países emergentes, como o Brasil e Índia, com porte e características bem semelhantes aos do Hyundai Creta.
É sabido que para um modelo “vingar” em países como o nosso, ele precisa entregar bom espaço interno e um porta-malas amplo, bom para o uso familiar.
Na Europa, por sua vez, o público demanda por modelos mais sofisticados em termos de tecnologia, design e acabamento, que, por sua vez, acabam caros demais para a fabricação ou importação ao Brasil, por exemplo. É a situação que a Toyota vive hoje com o C-HR, por exemplo, crossover que nasceu para atender às demandas dos europeus. Para atuar no Velho Continente, a própria Kia tem no Stonic seu representante.
Pelo menos na Índia, o futuro modelo derivado do SP Concept será produzido por lá a partir do segundo semestre de 2019, portanto ainda levará um tempo antes de conhecê-lo em suas formas finais.
Já se sabe, como é possível deduzir pelas esquetes, que o SP Concept não deixará de ter formas bem arrojadas. Suas lanternas e os faróis contam com formatos bem delgados e elegantes, avançado para as laterais do carro. Assim como o Creta, um dos segredos do Hyundai que deverá ser compartilhado pelo SP Concept é o aspecto mais “muscular” de sua carroceria, o que confere um porte mais imponente ao modelo.
Também podemos esperar recursos como o teto com pintura contrastante com o restante da carroceria, uma solução que mostrou-se bem aceita em SUVs como o Nissan Kicks. Ainda é cedo para especular sobre os conjuntos propulsores, mas, assim como ocorre com o KX3, o futuro SUV derivado do SP Concept já deverá sair das linhas de montagem com propulsores turbo de 1.0 ou 1.6 litro. Certamente um modelo bem interessante!