Kia Syros, um rival com visual exótico para Fiat Pulse e VW Tera
Com 4 metros de comprimento, SUV compacto tem um telão de 30 polegadas no painel
A Kia apresentou um SUV compacto que seria um bom rival para Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera no Brasil. É o Syros, lançado na Índia com um visual no mínimo exótico e bastante tecnologia a bordo.
O SUV tem 3,9 m de comprimento para atender a legislação indiana que cobra menos impostos de carros com menos de 4 m, 1,80 m de largura e 1,66 m de altura. A distância entre eixos é de 2,55 m e o porta-malas tem 465 litros de capacidade.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
O visual segue a linha adotada por outros lançamentos da Kia, como a picape Tasman. Os faróis são disfarçados nos para-lamas para deixar a frente lisa. O para-choque tem uma entrada de ar para o motor e “skid plates” prateados.
VEJA TAMBÉM:
As laterais trazem um estilo quadradão, com uma grande área envidraçada e maçanetas embutidas, um diferencial para um carro que tende ser barato. A traseira também tenta esconder a iluminação, com as lanternas embutidas no vidro, na coluna “C” e no para-choque.
O interior é mais tecnológico com uma grande tela de 30 polegadas dividida entre o painel de instrumentos e a central multimídia com 12,3 polegadas. Entre elas, uma outra tela de 5 polegadas concentra os comandos do ar-condicionado. O console central alto apoia a alavanca do câmbio e um grande porta-objetos.
A lista de equipamentos pode incluir teto solar panorâmico, iluminação ambiente de 64 cores, assento elétrico de 4 posições para o motorista, um sistema de som premium Harman Kardon de 8 alto-falantes, um carregador sem fio e conectividade sem fio Apple CarPlay e Android Auto.
Entre as opções de motores estão o 1.0 de três cilindros turbo a gasolina com 120 cv —usado no Brasil pelo Hyundai HB20— e um 1.5 turbodiesel de 116 cv. A transmissão pode ser manual ou automática nos dois casos.
A chegada do Syros ao Brasil, no entanto, é bastante improvável. A empresa atua no Brasil através de uma importadora e vende em pequenos volumes. O mercado indiano tem outros SUVs pequenos com menos de 4 metros que não são vendidos aqui, como Hyundai Venue, Tata Nexon, Maruti Suzuki Brezza, Mahindra XUV 3XO e Skoda Kylaq. Este último feito sobre a plataforma do Volkswagen Tera.