Em versão com 2 airbags, Kia Sportage decepciona em segurança
Modelo fabricado na Coreia do Sul não obteve nenhuma estrela em teste recente do Latin NCAP
O Latin NCAP segue divulgado os resultados de seus últimos testes. Nesta semana, foi a vez do Kia Sportage ser analisado junto com o Hyundai Accent e a picape Great Wall Wingle 5. E todos os modelos decepcionaram e saíram com zero estrelas do teste.
Como o Sportage é o único dentre os três que é vendido no Brasil, o foco maior acaba sendo nele.
O SUV foi avaliado na versão com apenas dois airbags frontais e sem os controles de tração e estabilidade. Vale a ressalva de que o Sportage comercializado no Brasil oferece, a partir de sua versão intermediária, 6 airbags e o ESP de série.
Para 2022, a Kia Brasil já tem nos planos a importação da nova geração do Sportage, que chegará ao país com propulsão híbrida.
De acordo com o Latin NCAP, ele obteve 48,15% de proteção para adulto, 14,87% na proteção do ocupante infantil, 57,64% na proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas, e 6,98% nos sistemas de assistência à segurança.
Avaliado no impacto frontal e lateral, além da chicotada cervical e proteção de pedestres, o Sportage teve um bom desempenho nos testes de colisão. No entanto, de acordo com o relatório do Latin NCAP, a ausência do airbag lateral limitou a pontuação do veículo. A estrutura do habitáculo foi considerada estável pelo órgão, mas a área dos pés foi classificada como instável.
No caso da proteção infantil, a baixa nota foi causada porque a montadora sul-coreana não recomendou os sistemas de retenção infantil para os testes. Já a proteção para pedestres foi avaliada de média a adequada, com proteção marginal. enquanto que o carro entregou uma boa proteção no teste de chicotada cervical.
Outros modelos
Os outros dois veículos passaram pelos mesmos testes que o SUV da Kia, e também não conseguiram nenhuma estrela. No caso da proteção adulta, o desempenho do Hyundai Accent e da Great Wall Wingle 5 foi bem pior que o do Sportage. O sedã obteve apenas 9,23% na proteção, enquanto que a picape foi ligeiramente melhor, com 9,31%. Na proteção infantil a situação foi inversa, com o Accent tendo 12,68% e a Wingle 5 zerando completamente.
A picape teve a estrutura do habitáculo e a área dos pés avaliados como instáveis e teve um baixo desempenho no impacto frontal, com uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida para ambos os ocupantes adultos. No caso do Accente, a estrutura da cabine resistiu melhor, sendo considerada estável, mas há o risco de ferimentos graves no tórax dos ocupantes dianteiros.
Abaixo, confira o vídeo com a análise detalhada dos testes de todos os modelos desta rodada: