Kia revela o novo Cerato 2019
Com visual mais discreto do que esperado, sedã médio ganha motor mais eficiente e nova transmissão automática
A inspiração no ousado sedã Stinger está presente, mas os traços agressivos antecipados nos desenhos revelados na semana passada ficaram apenas na intenção: o novo Cerato 2019 (Forte nos EUA), da Kia, é um sedã de linhas mais conservadoras do que se imaginou.
É verdade que a frente, com um belo conjunto óptico e um para-choque para lá de esportivo, até faz pensar que o Cerato perdeu o ar comportado, mas a carroceria acaba com esse entusiasmo – a traseira, por sua vez, volta a agradar.
O Cerato 2019 está maior: são agora 4,64 metros de comprimento, uma cabine com quase 1,8 m de comprimento e uma largura interna quase dois cm maior. A versão americana, é claro, traz algumas peculiaridades como as rodas de liga escurecidas nas fotos de divulgação, uma configuração que não deve ser vista aqui, a princípio. Por outro lado, o interior em tons de preto é uma opção tradicional da Kia que nem sempre agrada a todos.
Em compensação, o sedã agora traz um painel à altura, com tela multifunção no centro do cluster, ar-condicionado de duas zonas e aquecimento dos bancos, mais útil no exterior. A Kia poderia ter “pulado” uma fase do jogo e oferecido o Cerato com painel 100% digital mas preferiu uma receita tradicional com dois mostradores analógicos circulares. Em compensação, agora o sedã traz uma central multimídia adequada, com 8 polegadas e compatibilidade com o Carplay e Android Auto. Confira abaixo um "comparativo" bem-humorado que a Kia promoveu nos EUA com o Cerato/Forte 2019 e um Lamborghini Aventador:
Quase novidade
Já na parte mecânica as novidades são interessantes, mas diferentes do que se esperava. Em vez de um conjunto motor turbo com injeção direta e câmbio de dupla embreagem, a Kia optou por aprimorar o motor aspirado 2.0 Nu e introduzir uma transmissão CVT rebatizada pela marca de “IVT”.
O propulsor passa a utilizar o ciclo Atkinson em vez do Otto e mais visto em motores de carros híbridos. Em conjunto com um novo sistema de arrefecimento batizado de EGR mas cuja explicação não foi dada ainda, o novo motor é capaz de entregar cerca de 149 cv de potência e 18,2 kgfm de torque.
Graças à nova transmissão IVT, que a Kia diz ser uma evolução da CVT, o Cerato oferece aceleração linear e mais adaptativa ao estilo de direção além de mais silenciosa que os câmbios desse tipo. Com esse pacote, o Cerato é capaz de rodar 35 milhas com um galão de gasolina, quase 14, 9 km com um litro.
Longa espera
Apesar de revelar o novo carro agora e até dizer em que versões será vendido nos Estados Unidos, a Kia deve lançar o Cerato 2019 apenas no final do ano. Como a atual geração, ele será produzido no México em sua nova fábrica. Por essa razão, a importação do modelo para cá deve ocorrer apenas no ano que vem, conforme informou a assessoria da marca no país. Mas é sensato pensar que a marca coreana vá mostrá-lo no Brasil durante o Salão do Automóvel em novembro. Ou seja, gostemos ou não do novo Cerato, vai rolar muita água embaixo da ponte até que ele dê as caras por aqui.