Kia revela o EV4, o 'Cerato elétrico'

Modelo médio foi apresentado em versões hatch e sedã e podem rodar até 630 km com uma carga completa
Kia EV4 2026

Kia EV4 2026 | Imagem: Divulgação

A Kia realizou nesta quinta-feira, 27, o "Kia EV Day 2025" na cidade de Tarragona, na Espanha, onde apresentou seus novos modelos elétricos.

Além da "Kombi sul-coreana" PV5, a marca sul-coreana revelou o inédito modelo elétrico EV4 em versões hatchback e sedã.

Em outras palavras, trata-se do "Cerato elétrico", seu veículo de porte médio vendido em vários mercados globais.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Assim como outros membros da família, EV4 traz um estilo um tanto impactante, sobretudo a versão "sedã", na verdade um veículo de dois volumes com a traseira estendida.

Kia EV4 2026
Kia EV4 2026 Imagem: Divulgação

O EV4 utiliza a plataforma E-GMP de 400 V e que possui duas opções de baterias, a padrão com 58,3 kWh e a de longo alcance com 81,4 kWh.

Elas alimentam um motor frontal de 150 kW que pode levar o veículo de 0 a 100 km/h em 7,4 e 7,7 segundos, respectivamente - a velocidade final é de 170 km/h.

Já a autonomia impressiona: são 430 km na versão padrão e 630 km no modelo de longo alcance.

Já de acordo com o padrão WLTP, o EV4 hatch carregado pode percorrer 590 km com uma carga total.

Kia EV4 2026
Kia EV4 2026 Imagem: Divulgação

A carga rápida de 31 minutos permite atingir até 80% da capacidade e o modelo é equipado com um carregador de bordo de 11 kW.

As suspensões do veículo são do tipo McPherson na fretnte e multi-link atrás, o que contribui para uma dirigibilidade confortável mas ágil, diz a Kia.

Netflix e Disney+ a bordo

O EV4 vem equipado com a Vehicle Smart TV, um sistema de entretenimento que oferece opções como o YouTube, Netflix, Disney+, jogos e karaokê que são projetados na tela de 30 polegadas.

A Kia disponibilizou uma assistente de Inteligência Artificial (IA) que obedece aos comandos de voz.

Kia EV4 sedã 2026
Kia EV4 sedã 2026 Imagem: Divulgação

O pacote de tecnologia é amplo, com direito ao sistema ADAS (Sistema de Assistência Avançada ao Motorista).

O porta-malas da versão hatch pode comportar até 435 litros enquanto o sedã chega a 490 litros. As imagens de divulgação mostram a linha EV4 GT que tem rodar de aro 19 polegadas e adereços mais esportivos.

Vem para o Brasil?

A Kia afirmou que o sedã EV4 será produzido na Coréia do Sul a partir de março enquanto a versão hatch será montada a partir do segundo semestre em sua fábrica na Eslováquia, este voltado ao mercado europeu.

Já a produção na América do Norte e outros regiões deve ocorrer no final do ano. A montadora não revelou se o EV4 será montado de fato no México, mas essa seria a tendência já que é onde o Cerato é produzido.

Kia EV4 sedã 2026
Kia EV4 sedã 2026 Imagem: Divulgação

No entanto, a caótica gestão do presidente dos EUA Donald Trump, que tem anunciado tarifas de importação para seus tradicionais parceiros como o Canadá e o México, tornam a situação do EV4 um tanto indefinida.

O modelo poderia ser montado na fábrica da Geórgia, nos Estados Unidos, mas lá a Kia reserva as linhas de produção para veículos maiores.

Caso saia da fábrica mexicana, o EV4 teria alguma chance no Brasil, mas diante da atuação discreta da Kia por aqui é pouco provável que o novo elétrico vingue.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis