Kia revela todos os detalhes das quatro configurações do EV9
Modelo 100% elétrico pode fazer até 482 km em uma carga e tem motor de 379 cv
A Kia America divulgou detalhes completos sobre o EV9 de 2024, um veículo elétrico que está programado para ser lançado no quarto trimestre deste ano nos EUA e no primeiro semsestre de 2024. Além disso montadora anunciou as quatro versões diferentes do modelo: Light, Wind, Land e GT-Line.
VEJA TAMBÉM:
- Kia revela o ousado K3, sedã para o lugar do Rio
- Kia interrompe a importação da van de luxo Carnival ao Brasil
A versão EV9 Light é a configuração de entrada e apresenta características como iluminação LED, rodas de liga leve de 19 polegadas, limpadores de para-brisas com sensor de chuva e vidro dianteiro acústico. Internamente, destaca-se um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, um sistema de infoentretenimento de 12,3 polegadas e controles de clima em uma tela de 5 polegadas.
A energia é fornecida por um pacote de bateria de 76,1 kWh, alimentando um motor traseiro com 215 cv e 349 Nm de torque. Isso permite ao EV9 Light acelerar de 0 a 96,6 km/h em 7,7 segundos, com velocidade máxima de 189,9 km/h.
A autonomia declarada é de aproximadamente 358,9 km com uma carga completa. O carregamento pode ser feito em cerca de 6 horas e 45 minutos em uma tomada de 240V, enquanto um carregador rápido DC pode chegar a 10-80% de carga em menos de 25 minutos.
VERSÕES ALTERNATIVAS
A versão EV9 Light Long Range oferece maior autonomia com uma bateria de 99,8 kWh, permitindo percorrer cerca de 482,8 km. No entanto, o tempo de aceleração é um pouco mais lento devido ao peso extra da bateria.
O próximo na linha é o EV9 Wind, que possui um teto de vidro panorâmico de dupla camada e um sistema de tração nas quatro rodas de motor duplo. Isso resulta em uma saída combinada de 379 cv e até 699 Nm de torque, permitindo aceleração de 0 a 96,6 km/h em cerca de cinco segundos e velocidade máxima de 199,6 km/h.
O EV9 Land oferece características adicionais, como faróis LED "Small Cube", rodas de liga leve maiores de 50,8 cm e espelhos laterais com atenuação automática. O interior apresenta assentos mais sofisticados e uma variedade de recursos premium.
Por fim, a versão topo de linha EV9 GT-Line possui uma suspensão traseira autonivelante, rodas de 53,3 cm e um interior exclusivo com acabamento especial. O modelo também oferece recursos avançados de assistência ao motorista, incluindo um sistema de Assistência Avançada de Direção em Autoestrada com LiDAR.
Os preços ainda não foram divulgados, mas a Kia planeja abrir um programa de reserva antecipada em breve. A fabricação do EV9 nos EUA começará no próximo ano em West Point, Geórgia. Ainda não ha previsão de chegada do SUV elétrico ao Brasil.