Kia prepara estreia do elétrico EV6, mas pede ''atenção'' para melhora da infraestrutura
Modelo enfrentou uma maratona de 4.365 km de testes entre Brasil e Uruguai
Modelo que já está com a estreia confirmada para o Brasil, o Kia EV6 passou por uma interessante maratona de testes na região, a qual também serviu para avaliar a infraestrutura de recarga para automóveis elétricos no continente.
Uma unidade do EV6 conduzida por convidados da marca percorreu exatos 4.365 km em um roteiro com partida e retorno até a cidade de Itu, no interior de São Paulo, onde fica a sede da Kia Brasil. A viagem contemplou passagens pelas cidades uruguaias de Montevidéu e Punta Del Este.
Segundo os organizadores, “a infraestrutura elétrica ainda requer mais atenção e mais pontos de recarga, em especial no Brasil”, porém a viagem conseguiu ser efetuada sem muitos sobressaltos.
Por outro lado, mereceu destaque a situação muito mais amigável para a eletromobilidade no Uruguai, país que oferece a melhor infraestrutura de recarga na América do Sul, com pontos de abastecimento entre 7 kWh e 43 kWh, na média.
“Todos os integrantes dessa expedição entenderam que o EV6, 100% elétrico, de elevada autonomia e alta tecnologia veicular, está pronto para a realidade de mobilidade sustentável que se aproxima, no Brasil e no mundo. No entanto, há que se debater sobre a infraestrutura de recarga de baterias.
Diferente de viagens com automóveis a combustão interna, que contam com cerca de 40 mil postos de abastecimento, os veículos elétricos precisam ter pontos de recarga suficientes a cada 200 km e com maior número de vagas nessas estações”, relatam os organizadores da avaliação.
Com um projeto sofisticado, o Kia EV6 tem autonomia para cerca de 530 km. Em seu catálogo mais completo, com dois motores elétricos, o modelo alcança 584 cv e 75,4 kgfm de torque, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, de acordo com dados oficiais.