Kia Niro percorre 19,8 km/l na cidade e tem preço próximo ao Corolla Cross híbrido
SUV é lançado no país partindo de R$ 204.990 e torna-se o primeiro híbrido pleno da Kia no Brasil
A Kia realiza nesta quarta-feira (5) um avanço significativo em sua estratégia de eletrificação no Brasil.
Após anteciparem os preços do modelo, os responsáveis pela marca no país lançam oficialmente o Niro em solo nacional.
SUV de porte semelhante ao Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, o Niro torna-se o primeiro híbrido pleno da Kia no Brasil.
Até o momento, tanto o Stonic quanto o Sportage chegam ao país somente em suas respectivas configurações com propulsão híbrida leve baseada em arquitetura elétrica de 48V.
Seguindo a linguagem de design mais recente da Kia, o Niro se diferencia pelas formas arrojadas da carroceria e conta com 4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,54 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, o que sugere uma cabine confortável para 5 passageiros.
O modelo conta com porta-malas para 425 litros de acordo com o padrão VDA e as rodas de liga leve têm aro 18” nas duas versões importadas ao Brasil.
O conjunto de suspensão é do tipo McPherson na dianteira e multibraço para as rodas traseiras. A direção é elétrica e os freios contam com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
Sob o capô, o Kia Niro une o motor 1.6 16V (Kappa PE) com injeção direta a um propulsor elétrico para resultar em uma potência combinada de 141 cv a 5.700 rpm e torque máximo de 27 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão é uma caixa de dupla embreagem com 6 marchas.
Segundo os dados oficiais de consumo homologados de acordo com os padrões do Inmetro, o Kia Niro é capaz de percorrer 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com tanque para 42 litros de gasolina, a autonomia do SUV híbrido supera os 800 km.
Na cabine, o Niro segue a tendência de projetos mais recentes e combina duas telas flutuantes de 10,25” cada no alto do painel para exibir as informações tanto do painel de instrumentos quanto da central multimídia.
O SUV oferece espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto sem fio ou via entrada USB e também conta com câmera de ré e carregamento de celulares por indução em seu catálogo topo de linha.
A versão mais acessível do Kia Niro no Brasil será a EX, com preço sugerido de R$ 204.990. O valor em questão não fica muito acima do que a Toyota pede na configuração XRV Hybrid (R$ 200.290) do Corolla Cross, o que posiciona o Niro de forma competitiva no mercado.
De série, o Niro EX oferece, além dos itens já citados até aqui, ar-condicionado automático digital, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, banco do motorista com ajustes elétricos, farol alto automático, entre outros itens.
Já a opção topo de linha SX Prestige custa R$ 239.990 e acrescenta o monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo, sensor de estacionamento dianteiro, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, alerta de tráfego cruzado traseiro e comando do câmbio por meio de seletor rotativo elétrico.
O Niro topo de linha pode receber ainda o defletor lateral contrastante com a cor da carroceria (foto abaixo), um diferencial de estilo do SUV.
O modelo terá ao todo 17 combinações de cores e o prazo de garantia do veículo é de 5 anos, incluindo todos os componentes do conjunto propulsor híbrido.