Kia Niro está entre os 5 SUVS híbridos mais econômicos do Brasil; veja ranking
SUV da marca coreana chega a fazer mais de 19 km/l de consumo de gasolina na cidade, diz o Inmetro
Na corrida para ver qual carro tem a melhor eficiência energética, resolvemos listar cinco dos SUVs equipados com motores híbridos mais econômicos. A lista foi elaborada com base na tabela atualizada da edição de 2024 do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) divulgada pelo Inmetro e compreende os números com gasolina e a combinação com o elétrico.
VEJA TAMBÉM:
- Saiba quais são os carros híbridos 0 km mais baratos hoje em dia
- A partir de R$ 40 mil: conheça híbridos usados mais baratos e que valem a pena
Vamos à lista? Confira a seguir os 5 SUVS híbridos de marcas distintas mais econômicos do Brasil, com base nos dados de consumo divulgados pelo Inmetro.
1- Kia Niro - A partir de R$ 202.990
O SUV com ares futuristas chegou no final de 2022 com elementos que misturam um pouco do 100% elétrico EV6 e Sportage. A tecnologia vai além da motricidade e traz: assistente de centralização na faixa de rodagem (LFA - Lane Following Assist) e assistente para prevenção de colisão frontal (FCA - Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas.
Quanto ao seu conjunto mecânico, ele é formado por uma unidade a gasolina de 1,6 litro de injeção direta e 105 cv associado a um motor elétrico (44 cv) para uma combinação de 141 cv de potência. O modelo é oferecido em três versões: a de entrada EX, a intermediária SX Prestige e a topo SX Prestige Duas Cores.
Consumo na cidade: 19,8 km/l
Consumo na estrada rodoviário: 17,7 km/l
Consumo na cidade (km/l e): ND
Consumo na estrada (km/l e): ND
2- Lexus UX 250h - A partir de R$ 273.990
A partir de 2019, a Lexus começou a vender o UX-250h, um crossover com ares futuristas bem característico da identidade da marca. Hoje, a linha é vendida em duas versões: Luxury e Dynamic, ambas com propulsor híbrido que combina um motor 2.0 a gasolina com um elétrico que juntos rendem a potência combinada de 181 cv (141 cv, a combustão e 107 cv, elétrico) e torque combinado de 39 kgfm (18,8 kgfm, a combustão e 20,2 kgfm, elétrico). O câmbio é do tipo CVT.
Consumo na cidade: 16,6 km/l
Consumo na estrada: 14,7 km/l
Consumo na cidade (km/l e): ND
Consumo na estrada (km/l e): ND
3- Toyota RAV4 Plug-in Hybrid - A partir de R$ 349.290
A quinta geração do SUV da Toyota está presente desde 2019 e só na configuração híbrida, dessa vez com um propulsor 2.5 que se junta a mais três elétricos, sendo dois posicionados no eixo dianteiro e um no eixo traseiro. Com isso, são 222 cv de potência combinada (178 cv do motor a combustão e 59,5 cv dos dois elétricos dianteiros e mais 54 cv do traseiro) e 27,9 kgfm de torque combinado (22,5 kgfm do motor a combustão e 10,3 kgfm dos dois elétricos dianteiros e mais 12,3 kgfm do traseiro).
A transmissão é do tipo CVT que simula seis velocidades. O modelo é bem equipado e é vendido na versão única, denominada SX Connect Hybrid.
Consumo na cidade: 11,1 km/l
Consumo na estrada rodoviário: 14,5 km/l
Consumo na cidade (km/l e): ND
Consumo na estrada (km/l e): ND
4- BYD Song Plus - A partir de R$ 229.800
Presente no Brasil desde 2015, com as fábricas de montagem de ônibus elétricos em Campinas (SP), a montadora chinesa apostou na comercialização de seus primeiros carros em solo nacional. O Song Plus é um deles e que vem crescendo em vendas. O modelo vendido em versão única Plus DM-i aparece em 2° lugar (atrás do BYD Dolphin GS180 EV com 1.583 unidades vendidas) no ranking de eletrificados de janeiro da ABVE com 1.519 unidades emplacadas.
O SUV vem com motor 1.5 16V a gasolina de 110 cv junto a outro elétrico dianteiro de 179 cv, cuja potência combinada dos dois propulsores é de 235 cv.
Consumo na cidade: 15,1 km/l
Consumo na estrada: 13,2 km/l
Consumo na cidade (km/l e): 35,6 km/l
Consumo na estrada (km/l e): 27,2 km/l
5- GWM Haval H6 PHEV - A partir de R$ 214.000
O crossover da GWM é recente no mercado. Começou a ser vendido no começo de 2023 nas versões H6 e H6 GT e com ele trouxe a tecnologia E-Traction, desenvolvida pela empresa chinesa, a melhor combinação de performance e eficiência entre o motor elétrico e o motor a combustão.
Com isso, o 1.5 16V turbo com injeção direta a gasolina de 171 cv aliado ao elétrico de 136 cv possibilita uma potência combinada de até 243 cv.
Consumo na cidade: 11,7 km/l
Consumo na estrada: 10,4 km/l
Consumo na cidade (km/l e): 28,7 km/l
Consumo na estrada (km/l e): 25,3 km/l
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter