No Brasil em 2022: ingleses avaliam o Kia EV6, primeiro elétrico da marca
Hatch tem design polêmico, mas ganha elogios em desempenho e dirigibilidade
O EV6 é uma das apostas da Kia para ganhar terreno na eletrificação. O primeiro carro elétrico da marca sul-coreana está confirmado para estrear no Brasil ainda em 2022, porém já encontra-se à venda em vários mercados da Europa. Foi por isso que os jornalistas da Autocar já dirigiram o EV6, e a seguir listamos o que os ingleses acharam do Kia.
O novo modelo chama bastante atenção pelo estilo futurista. O EV6 inaugurou a nova identidade visual da marca, que já está sendo replicada nos lançamentos da Kia.
Goste ou não do design ousado, a fabricante conseguiu dar personalidade a seu primeiro elétrico. A Autocar destaca que “a Kia resistiu à tentação de desenhar uma enorme grade dianteira falsa” (a parte inferior, inclusive, é funcional e refrigera as baterias), como acontece em vários carros movidos a eletricidade. Se o visual frontal é mais ‘limpo’, a traseira peca pelo excesso de elementos que não agradam a todos.
“O EV6 está repleto de formas e superfícies incomuns. A traseira inclinada e as lanternas envolventes são os elementos mais peculiares. É claro que personalidade é bem-vinda, mas os pontos cegos criados pelo estilo das colunas “C”, nem tanto”, declarou o piloto de testes Richard Lane.
Base modular é feita para elétricos
Feito sobre uma plataforma modular desenvolvida apenas para veículos elétricos, o EV6 acomoda as baterias dentro do assoalho e é movido por um motor elétrico traseiro. Opcionalmente, o carro pode vir com um segundo motor, que é instalado no eixo de trás. Toda a linha vem com suspensão dianteira do tipo McPherson e multibraço na traseira.
Por ser construído sobre uma plataforma de veículo elétrico, o projeto não possui um espaço tão grande no cofre onde ficaria o motor a combustão. É por isso que o EV6 tem uma dianteira curta e uma generosa distância entre-eixos para privilegiar o espaço interno.
Entretanto, por trazer as baterias debaixo do assoalho, o EV6 acaba sendo um pouco mais alto do que a maioria dos hatches para não sacrificar o espaço para as cabeças e ombros dos ocupantes.
A Autocar destaca que o sistema elétrico de 800V faz com que o EV6 possa ser carregado a até 350 kW sem a necessidade de cabos específicos. Até agora, apenas Porsche Taycan e Audi e-tron GT ofereciam essa comodidade.
Outra peculiaridade do modelo é a possibilidade de servir como um gerador. É possível fornecer até 3.6 kW por meio de um adaptador que sai da porta de carregamento do EV6 e possui uma tomada de três pinos (no padrão europeu, evidentemente). Com isso, a Kia garante que é possível alimentar uma geladeira durante uma queda de energia ou até carregar as baterias de outro veículo elétrico.
Mais rápido do que um Audi
A publicação destaca que, “assim como outros modelos da Kia, não existe uma gama muito ampla de versões”. No caso do EV6, o comprador tem apenas três configurações (Air, GT-Line e GT-Line S), todas equipadas com uma bateria de 77,4 kWh.
Todo EV6 entrega 226 cv no motor traseiro, mas as versões mais caras, que podem ter um segundo motor, possuem potência combinada de 321 cv e tração integral. Futuramente, a Kia prepara o lançamento de uma versão ainda mais potente para encarar os modelos da Tesla, com 577 cv e torque instantâneo de 75,4 kgfm.
Mas a Autocar diz que a versão de entrada já garante uma boa dose de diversão. Além de ser mais potente do que a maioria dos concorrentes diretos, o EV6 também é 100 quilos mais leve do que o Audi Q4 e-tron, por exemplo.
Na prática, o Kia vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos - quase um segundo mais rápido do que o Audi.
“Ele é rápido o bastante para mantê-lo animado em linha reta, mas também muito divertido nas curvas, com boa estabilidade e uma condução dinâmica digna de um bom carro com tração traseira”, escreveu a publicação.
É claro que a versão com dois motores é mais indicada para quem quer sentir a “aceleração explosiva” de um carro elétrico. Mas o desempenho do EV6 Air já é mais do que suficiente para um carro familiar.
Frenagem regenerativa configurável
Assim como os modelos da Audi, ele tem aletas atrás do volante que ajustam o nível de regeneração da frenagem. São seis níveis, sendo que o 0 não ativa o sistema e o nível 1 atua como o freio-motor em um veículo movido a combustão. A partir do nível 2 é que o sistema começa a atuar de forma mais incisiva.
O EV6 também conta com o “i-Pedal”, que freia o veículo gradativamente assim que o motorista tira o pé do acelerador. Com o tempo, o condutor pode dirigi-lo sem recorrer aos freios para parar o veículo.
No fim das contas, a Autocar aprovou o EV6.
“Se, os primeiros carros elétricos coreanos não são muito empolgantes e não ofereciam nenhum tipo de tecnologia inovadora, o novo EV6 representa uma nova fase para a Kia nos veículos elétricos, já que usa uma plataforma 100% elétrica que é compartilhada com o Hyundai Ioniq 5, e prova o que a Kia é capaz de fazer”, concluiu a publicação.