Kia vence ranking de confiabilidade nos EUA; Land Rover fica em último
J.D. Power revela a edição 2022 de seu tradicional Vehicle Dependability Study
Ótima notícia para as marcas sul-coreanas do grupo Hyundai-Kia, incluindo a divisão premium Genesis.
A J.D. Power revelou nesta semana a edição 2022 de seu consagrado U.S. Vehicle Dependability Study, o qual, como o nome indica, avalia o nível de confiabilidade dos carros comercializados no principal mercado das Américas.
De acordo com o estudo, a Kia foi a fabricante que menos apresentou problemas, com 145 registros a cada 100 veículos, de acordo com a métrica utilizada pela consultoria.
Logo em seguida aparece a Buick, com 147 ocorrências, seguida pela Hyundai em terceiro lugar (148). A Genesis alcançou o quarto lugar em confiabilidade, com 155 registros de problemas, acompanhanda pela Toyota, em quinto, com 158 ocorrências.
A média da indústria, segundo o 2022 U.S. Vehicle Dependability Study, foi de 192 problemas a cada 100 veículos.
Marcas menos confiáveis
Na outra ponta da pesquisa, a Land Rover foi a pior marca no quesito confiabilidade segundo o levantamento da J.D. Power, com uma média de 284 problemas a cada 100 veículos. Um pouco acima da Land Rover ficaram a Ram (266), Volvo (256), Alfa Romeo (245) e Acura (244).
Isolando os produtos em si, o Porsche 911 foi apontado como o modelo mais confiável entre todos os considerados no U.S. Vehicle Dependability Study deste ano.
Seguindo a classificação norte-americana, o Toyota Corolla levou o título de carro mais confiável entre os modelos de porte compacto, enquanto o Chevrolet Impala foi o vencedor entre os carros grandes.
A Porsche também levou o título de SUV premium mais confiável com o Cayenne.
Critérios
Para a realização do 2022 U.S. Vehicle Dependability Study, a J.D. Power contou com as respostas de 29.487 proprietários de veículos ano/modelo 2019 que já atingiram três anos de uso. A pesquisa foi realizada entre os meses de julho a novembro de 2021 nos EUA.
O estudo em questão está em seu 33º ano e foi redesenhado para incluir novos recursos e tecnologias disponíveis nos veículos recentes.
A pesquisa, acrescenta a J.D. Power, abrange 184 características dos veículos distribuídas em nove categorias principais: climatização, assistência à condução (novo em 2022), experiência de direção, características externas, recursos/controles/exibições, central de infoentretenimento, interior, conjunto mecânico e assentos.
O estudo também mede a satisfação dos proprietários com as condições do veículo após três anos de uso, bem como se eles consideram seu veículo tão atraente quanto na época em que os compraram e quais atualizações de software foram feitas no automóvel.