Kia e GM apresentam novas identidades de marca e preparam ''transformação para o futuro''
Gigantes globais reforçam o compromisso com a difusão dos carros elétricos nos próximos anos
Ao longo desta semana, Kia e GM apresentaram novidades importantes do ponto de vista corporativo.
O conglomerado norte-americano e a marca sul-coreana revelaram seus novos logotipos e apresentaram alguns detalhes da estratégia principal que vai nortear os negócios das duas empresas nos próximos anos.
No caso da Kia, seu logotipo revisto “apresenta elementos de ‘simetria’, ‘ritmo’ e ‘ascensão’” e será acompanhado por um novo slogan global, no caso “Movement that inspires”, ou “movimento que inspira” em uma tradução livre.
Em seu chamado “Plano S”, a Kia revela que, entre outros objetivos, tem a ambição de assumir uma posição de liderança no mercado automotivo global como parte de sua “ousada transformação para o futuro”. “O foco está na popularização dos veículos elétricos e na introdução de uma ampla gama de serviços de mobilidade, ajustados para atender às necessidades e gostos dos indivíduos e dos mercados locais”, explica a empresa.
A mesma ênfase em carros elétricos foi dada pela GM em sua apresentação da nova identidade visual. Com uma campanha chamada “Everybody In” (todo mundo dentro, adaptando para o português), a marca revela que vai “estimular uma nova geração de compradores e acelerar a adoção dos veículos elétricos”.
"Há momentos na história em que tudo muda. Pontos de inflexão. Acreditamos que esse ponto está sobre nós para a adoção em massa de veículos elétricos. Agora temos as soluções, capacidade, tecnologia e escala para colocar todos em um carro elétrico. Nossa nova identidade de marca e campanha são projetadas para refletir isso”, detalha Deborah Wahl, diretora global de marketing da GM.
Com um maciço investimento de US$ 27 bilhões, a GM confirmou recentemente que suas marcas colocarão no mercado global 30 novos veículos elétricos (alguns deles também com capacidade para condução autônoma) até 2025. Um grande destaque do conglomerado norte-americano vai para sua plataforma de propulsão elétrica Ultium, que será usada desde veículos mais acessíveis até SUVs de luxo como o Cadillac Lyriq e modelos mais extremos como a picape GMC Hummer EV. Dependendo do conjunto de baterias e do porte do modelo, a arquitetura Ultium pode conferir autonomia de mais de 720 km ao veículo aliada com um desempenho verdadeiramente esportivo.
Hoje em dia, dentro das marcas da GM, a Chevrolet comercializa o elétrico Bolt no Brasil. Com proposta interessante, conciliando bom espaço interno e alto nível de tecnologia, o modelo é tabelado em R$ 260.790 e conta com autonomia de cerca de 400 km.