Kia considera fábrica no México para aumentar vendas nas Américas
Marca sul-coreana fala em unidade na cidade de Monterrey com capacidade para 300 mil carros por ano. Brasil pode ser beneficiado

Kia Cerato | Imagem: Rafael Munhoz
A Kia admitiu em nota que planeja uma nova fábrica instalada nas Américas. A razão seria dar suporte ao crescimento de vendas da marca sul-coreana no continente que hoje só conta com uma fábrica nos Estados Unidos. E o país favorito a receber o investimento é o México.
Segundo a Kia, “o México é um dos locais considerados para receber nossa próxima unidade no exterior”. O Brasil certamente está entre as opções analisadas, porém, a legislação atual, que incentiva apenas a venda local, sem vantagens para exportação, além dos problemas logísticos e de custos, deve ser um entrave no planejamento da montadora.
O México, ao contrário, tem se beneficiado da proximidade com os Estados Unidos, segundo maior mercado do mundo, para exportar boa parte de sua produção, que já é maior que a brasileira em 2014.
De acordo com rumores, a nova fábrica terá capacidade para 300 mil carros por ano e será construída na cidade de Monterrey, uma das maiores do país. De certa forma, a chegada da Kia ao México pode ajudar a situação no Brasil. Como o atual acordo entre os dois países vencerá em 2017, a expectativa é que as barreiras comerciais sejam suprimidas e os veículos produzidos não tenham limitação de importação. Se isso, de fato, ocorrer, a Kia poderá exportar para cá parte da produção mexicana com preços acessíveis.
Ainda assim, segundo AUTOO ouviu de pessoas dentro da representante da Kia no Brasil, a montadora pensa seriamente em ter uma fábrica em nosso país, condição para poder competir com outras marcas instaladas em nosso território.