Kia confirma três novos modelos eletrificados no Brasil até 2025
O SUV elétrico para sete ocupantes EV9 é um deles, saiba quais são os outros dois
A Kia faz 30 anos no Brasil com altos e baixos, 450 mil unidades entregues e de olho no futuro. Em seu discurso sobre a trajetória da marca coreana no país, o presidente fabricante no pais, José Luiz Gandini, contou fatos curiosos e deixou claro que seu filho, Gustavo Gandini, hoje diretor de operações, deverá dar continuidade ao trabalho em uma nova era: a da mobilidade, eletrificação e das reduções das emissões de carbono.
VEJA TAMBÉM:
- Kia Cerato é a mais nova vítima dos SUVs e deixa o Brasil
- Kia Sorento, passa por grandes mudanças no desenho
A reportagem de Autoo esteve presente no evento de aniversário da Kia no Brasil e pode ser ver de perto o elétrico EV6, o Carro Mundial do Ano em 2022 e que na versão GT recebeu o prêmio de Carro Esportivo do Ano em 2023. "O modelo já está no Brasil, homologado e com tudo pronto para ser vendido, mas com a alta demanda no mercado internacional, além dos gargalos na produção, ainda não temos previsão de quando poderemos ter unidades disponíveis para venda no Brasil", nos contou Gandini, o pai.
"Mas além do EV6, a Kia do Brasil já tem mais outros três modelos eletrificados acertados para chegarem ao pais", nos disse Gandini, o filho. Um deles é o SUV elétrico para sete ocupantes, o EV9, que deverá chegar às lojas até o início de 2024. O modelo tem quatro versões diferentes Light, Wind, Land e GT-Line.
Em todas o sistema de iluminação é de LED, as rodas são de 19 polegadas e há uma série de itens sofisticados, como limpadores de para-brisas com sensor de chuva, vidro dianteiro acústico e painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Conforme a versão, há como ter teto de vidro panorâmico de dupla camada, tração nas quatro rodas de motor duplo, suspensão autonivelante e direção semiautônoma.
Quando estiver mais próximo da chegada do EV9 ao Brasil saberemos mais detalhes sobre qual será a versão que será importada. Em todo caso, na Wind, a potência máxima combinada é de 379 cv com torque de 71,3 kgfm, o que é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundis e atingir 200 km/h.
Outro modelo que virá ao Brasil será o Kia Niro EV, versão 100% elétrica do utilitário esportivo, que já é vendido no país como híbrido completo, vendido a partir de R$ 208.990 na versão EX. No caso do Niro elétrico, o motor tem 204 cv e 26 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atingir 167 km/h. A autonomia ficará em torno de 385 km.
Assim como o Niro híbrido, o elétrico leva até 5 ocupantes e tem porta-malas de 475 litros, conforme dados da fabricante. O visual é praticamente o mesmo nos dois modelos, que vão conviver juntos na linha de eletrificados da Kia no Brasil.
O terceiro modelo eletrificado será um híbrido flex e chega em 2025. "Já estamos com reunião marcada em Seul (Coréia do Sul) para tratarmos sobre este modelo sobre o qual não sabemos muitos detalhes, além do fato de ter motor 1.0 que funciona com outro elétrico e de ser de porte médio", comentou Gandini, o pai.
Ainda sobre este novo modelo ele também completou dizendo "os coreanos sabem das necessidades do mercado brasileiro e já prepararam este híbrido flex, mas o carro também terá uma versão a gasolina para outros mercados". Além disso, não foram divulgados mais detalhes, mas sabe-se que o modelo em questão pode ser o K3, que começa a ser fabricado no México no fim do ano.
Por vir do mercado mexicano, o carro teria algumas vantagens no Brasil, entre as quais preencher a lacuna dentre o Rio e o Cerato, dois modelos que já deixaram de ser vendidos no país. Além disso, ficaria livre de imposto de importação pelo acordo bilateral, de livre comércio com o México.
Pelo visto, o futuro da Kia no Brasil parece promissor, porém, com obstáculos a serem superados como as quetões ligadas aos tributos e ao câmbio. Como celebração dos seus 30 anos no país, a marca está estendendo a compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir desta unidade comemorativa até o final deste ano.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter