Kia confirma sete novidades para o Brasil em 2018
Gama de SUVs será reforçada inclusive com novas versões de Sportage e Sorento
Na apresentação do novo Cerato/Forte, o Autoo entrou em contato com a Kia para saber quando a novidade seria lançada aqui no Brasil. Os importadores não nos informaram muitos detalhes sobre o sedã, mas em compensação relataram um interessante “ataque” de novidades que a marca prepara para nosso mercado ao longo deste ano.
Como já era conhecido, o hatch Rio será um dos destaques da marca para 2018 no mercado brasileiro. O modelo chega para atuar no mesmo segmento de Volkswagen Polo, Fiat Argo e do futuro Toyota Yaris brasileiro, acrescentando ainda mais competitividade para a categoria.
Já no degrau abaixo em termos de tamanho, outro hatch que estreia neste ano no Brasil é a nova geração do Picanto em sua versão de apelo esportivo GT. O subcompacto foi apresentado na Europa com uma gama de três motores a gasolina, o 1.0 l e o 1.25 l de aspiração natural além do interessante 1.0 com turbo e injeção direta ajustado para entregar 100 cv e 17,5 kgfm de torque. Sem dúvida nenhuma seria uma aposta bem interessante da Kia em oferecer o Picanto por aqui com a motorização turbo, o que deverá conferir um melhor argumento comercial ao modelo, que, por ser importado, acaba chegando ao Brasil com um preço maior do que seus concorrentes nacionais. Além disso, seria uma ótima alternativa ao Volkswagen up! TSI, por exemplo.
Saindo do universo dos hatches, uma excelente novidade que os operadores da Kia em nosso país confirmaram foi a importação do Stinger ao país. O belo e imponente sedã com carroceria evocando traços de cupê 4 portas marca uma aposta da Kia para colocar os pés no segmento de luxo dominado pelas alemãs. O Stinger traz sob o capô duas opções de motores a gasolina, o 2.0 turbo da família Theta com 255 cv e 36 kgfm de torque, além do destaque da gama, no caso o 3.3 V6 biturbo da família Lambda II. Sua potência máxima fica em 370 cv, sendo que o torque atinge notáveis 52 kgfm disponíveis desde 1.300 rpm. Com ele, o Stinger acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos.
Partindo para os SUVs, segmentação de mercado que qualquer marca precisa contemplar hoje em dia para se manter competitiva, a Kia prepara boas novidades.
Como já antecipamos, talvez o principal destaque da Kia para o mercado brasileiro em 2018 será a importação do SUV compacto baseado no KX3. A novidade adotará outro nome no Brasil, o que deverá implicar em algumas mudanças pontuais no modelo para atender características peculiares de nosso país. O SUV destinado ao Brasil deverá ser agraciado com as motorizações 1.0 ou 1.6 turbo a fim de contar com mais apelo por aqui. A opção de câmbio com dupla embreagem também pode estar nos planos.
O Sportage atual passará a ser oferecido com mais uma versão, no caso equipada com sistema de tração integral. Sem dúvida nenhuma a nova opção chegará em boa hora, já que existe uma certa demanda do público de SUVs médios por essa configuração. Hoje o Sportage conta com duas opções no Brasil, ambas com motor 2.0 flex e câmbio automático de 6 marchas. Os preços variam de R$ 112.990 a R$ 139.990.
Por fim, o Sorento, SUV grande que oferece espaço para 7 ocupantes, terá a gama ampliada no Brasil. A versão 2.4 voltará ao país juntando-se ao Sorento 3.3 V6 hoje nas concessionárias, bem como a volta de uma opção 4x4 do SUV também está nos planos da marca.
Vale a pena destacar que o Sorento estreou uma boa atualização visual e mecânica nos EUA. O visual foi revisto, a cabine ganhou melhorias estéticas e no acabamento, e o motor V6 passa a trabalhar em conjunto com uma nova transmissão automática de 8 marchas. O SUV grande tornou-se mais sofisticado, recebendo em algumas versões nos EUA até mesmo um potente sistema de som Harman Kardon com 10 alto-falantes e 630W, bem como uma série assistentes de condução como o detector de fadiga, alerta de tráfego cruzado na parte traseira do carro, dentre outros.
A Kia não especificou quando cada uma das novidades será lançada, mas pelo volume de novidades podemos esperar que elas comecem a chegar ao mercado em breve.