Kia Bongo está entre os 5 veículos mais roubados e furtados em São Paulo
Além do VUC da marca coreana, a lista inclui utilitários da Mercedes-Benz, Fiat, entre outros; confira o ranking
No primeiro trimestre de 2024, o número de roubos e furtos de veículos utilitários de carga (VUC) e vans aumentou em comparação com o mesmo período do ano anterior no Estado de São Paulo.
VEJA TAMBÉM:
Com base em dados da Secretaria de Segurança Pública, foram apontadas 490 ocorrências, uma alta de 24% sobre os mesmos primeiros três meses de 2023 nos quais computou 395 ações.
Confira abaixo os cinco modelos preferidos dos criminosos.
1- Kia Bongo
Presente até hoje entre nós, o Bongo entrou no lugar do Ceres, da década de 1990, e, até hoje, é um veículo muito cotado para serviços de entrega. Para isso, ele reúne competência para enfrentar os mais diversos trabalhos difíceis e pesados. Traz motor 2.5 16V Turbodiesel Intercooler de 130,5 cv de potência associado ao câmbio manual de seis marchas. A tração é do tipo 4x4 com reduzida e alavanca de seleção.
O Bongo traz ainda chassi reforçado para customizá-lo como um minicaminhão ou um baú.
Roubos no primeiro trimestre de 2023: 50
Roubos no primeiro trimestre de 2024: 50
2- Fiat Ducato
Dividindo a mesma carroceria com os furgões da Stellantis (Peugeot Boxer e Citroën Jumper), o Fiat Ducato é vendido em versões fechadas (Cargo e Maxicargo), além das combinações com janelas (Multi, Minibus Comfort e Minibus Executivo) podendo ser utilizadas por inúmeras funções, conforme a necessidade (ambulância, motorhome, hortifruti com refrigeração etc).
Com capacidade superior de 1,5 tonelada, sua usina de força é uma 2.2 (BlueHDI), com 140 cv. A transmissão é mecânica de seis velocidades.
Roubos no primeiro trimestre de 2023: 72
Roubos no primeiro trimestre de 2024: 75
3- Hyundai HR
O pequeno utilitário da Hyundai é outro recordista em furtos e roubos dada a facilidade das peças intercambiáveis. O HR é equipado com um propulsor de quatro cilindros, 2.5 turbo diesel que garante junto à caixa de mudanças manual de seis posições até 130 cv.
Comercializado só na versão GL 2.5 TGDI MT, o veículo ainda está equipado com tração 4x4, ar-condicionado, direção hidráulica progressiva, e demais itens de comodidades. Fora isso, pode ser configurado ao gosto do cliente, com baú ou carroceria.
Roubos no primeiro trimestre de 2023: 60
Roubos no primeiro trimestre de 2024: 77
4- Renault Master
O Renault Master é versátil e robusto e muito usado pelos principais trabalhos de delivery como os serviços de correio na versão Furgão e van escolar, nas opções Vitré e Minibus. Além do mais, ele ainda é comercializado nas derivações Chassi, podendo instalar um baú, e Pro, todo fechado e pronto para pequenos serviços de entrega.
A motorização é a mesma para todos, ou seja, 2.3L Turbo (dCi) de 136 cv. Já o câmbio é manual de seis marchas.
Roubos no primeiro trimestre de 2023: 113
Roubos no primeiro trimestre de 2024: 129
5- Mercedes-Benz Sprinter
O último da lista é o preferido da criminalidade por conta de sua variedade de versões e inúmeras peças intercambiáveis, o que é um prato cheio para abastecimento no mercado ilegal.
O Mercedes-Benz Sprinter é vendido no Brasil desde o final da década de 1990 e atualmente é oferecido nas configurações Furgão Vidrado, Furgão, Chassis e Van Passageiro, todos equipados com Turbodiesel de 4 cilindros (1.950 cm3) que despeja a potência de 170 cv, graças à ajuda de uma transmissão manual de seis velocidades.
Roubos no primeiro trimestre de 2023: 81
Roubos no primeiro trimestre de 2024: 136
Fonte: Ituran
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter