Jipinho Volvo XC40 entra em produção
Utilitário esportivo que chega ao Brasil em março de 2018 deve se transformar no veículo mais vendido da marca no mundo
A fábrica da Volvo na Bélgica é sua maior unidade em volume de produção e já teve em suas linhas de montagem modelos conhecidos como os hatches C30 e V40 além da primeira geração do XC60, seu SUV de maior sucesso. Mas nada deve se comparar ao que se espera do seu mais novo “produto”, o XC40.
Utilitário esportivo com porte de Audi Q3 ou BMW X1, o XC40 é a estreia da marca sueca num segmento de altas vendas no mundo. Como prometido durante sua apresentação, ele passou a ser fabricado no final deste mês e estreará em alguns países no início de 2018.
No Brasil, o XC40 chegará em março, como já confirmou a Volvo. A importância do projeto não se resume ao potencial de venda, mas também ao fato dele ser o primeiro veículo que utiliza a plataforma CMA, desenvolvida para veículos compactos e que contou com a participação da Geely, a fabricante chinesa que comprou a Volvo em 2010.
Em outras palavras, o XC40 é o início de uma estratégia global ousada que vai colocar a Volvo em posição de destaque em mercados como o chinês e o norte-americano (onde a montadora constrói sua primeira fábrica nos EUA).
Um bom sinal a respeito do XC40 é o fato de contar já com 13 mil pedidos, segundo a Volvo. Será de Ghent, a fábrica belga em questão, que virão os primeiros XC40 brasileiros. Pelo jeito, em grande número.