Jipinho da Mercedes-Benz, GLA custará a partir de R$ 132.900
Modelo terá cinco opções à venda e expectativa de vender mil unidades em 2014. Produção nacional começa em 2016

Mercedes-Benz GLA 200 | Imagem: Divulgação
A Mercedes-Benz apresentou nesta segunda-feira (15) o GLA, primeiro "jipinho" da marca que começará a ser vendido no Brasil em outubro. O modelo custará a partir de R$ 132.900 e é cotado para ser o segundo produto mais vendido da montadora no País. Não é à toa que por isso ele é um dos dois carros que serão produzidos na nova fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo.
Mais um membro da família de compactos da Mercedes, o GLA completa o ‘time’, que tem ainda a minivan Classe B, o hatch Classe A e o sedã-cupê CLA. Mas é ele que deverá responder pela maior parte das vendas, afinal o mercado de SUVs é o que mais cresce no Brasil e no mundo.
Serão três versões vendidas neste ano, todas com motor 1.6 turbo e câmbio de dupla embreagem e sete marchas. A mais em conta é a GLA 200 Advance, por R$ 132.900, em seguida a GLA 200 Vision, por R$ 149.900, e por fim a GLA 200 Vision Black Edition, por R$ 152.900. A Mercedes terá ainda outras duas versões em 2015, o GLA 250, com motor mais forte, e o esportivo GLA 45 AMG.
Tração dianteira
Apesar do preço, o GLA não tem capacidade off-road genuína nas versões com motor 1.6 turbo – tração integral existe 4Matic existe apenas numa versão do GLA 250 e do GLA 45 AMG. As dimensões são bastante semelhantes às do Classe A, com mesmo entre-eixos, por exemplo.
O GLA terá como rivais diretos o X1, da BMW, e o Q3, da Audi, ambos cotados para produção no Brasil também. A meta é vender mil carros ainda em 2014 (o modelo chega às lojas em outubro), mas o grande salto ocorrerá a partir do segundo semestre de 2016, quando a fábrica de Iracemápolis começar a funcionar.
Com capacidade para 20 mil unidades por ano inicialmente, a unidade é 9ª da Mercedes no mundo e dividirá sua linha de montagem entre o GLA e o sedã Classe C, recentemente lançado no Brasil.
Veja avaliação do GLA no AUTOO durante esta semana.