Jeep Wrangler mais poderoso da história: modelo estreia opção V8 com 470 cv

Torque alcança 65 kgfm e a novidade também se destaca pelo ótimo desempenho
Jeep Wrangler Rubicon 392

Jeep Wrangler Rubicon 392 | Imagem: Divulgação

A Jeep não quer ficar para trás após todo o sucesso que o Ford Bronco alcançou em sua estreia nos EUA e prepara ótimas novidades para o Wrangler, seu modelo 4x4 mais icônico e o símbolo de robustez dentro da marca.

Além da variante híbrida plug-in 4xe apresentada recentemente, a Jeep veio a público nesta terça-feira (17) para introduzir uma novidade mais do que especial. Trata-se do Wrangler Rubicon 392, que torna-se a opção mais capaz e poderosa na história do modelo.

Tudo isso fica por conta do poderoso motor 6.4 V8 de 470 cv e 65 kgfm que a Jeep aplicou sob o capô do modelo. De acordo com a marca, o Wrangler Rubicon 392 é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em apenas 4,5 segundos, um desempenho digno de esportivo. O quarto de milha, prova de aceleração de 0 a 400 metros, é cumprido em 13 segundos pelo Wrangler V8, acrescenta a Jeep. A designação do novo catálogo topo de linha na gama Wrangler é uma referência às 392 polegadas cúbicas do motor.

A poderosa mecânica do Wrangler Rubicon 392 se complementa com eixos Dana 44 para trabalho pesado, raio da transmissão de 3,73, bloqueio do conversor de torque, kit de elevação de 5 cm e pneus de 33 polegadas calçando rodas aro 17” com beadlock. O resultado é o Jeep Wrangler mais capaz da história graças aos seus 26 cm de altura livre do solo, suspensão articulada e manobrabilidade melhorada. Seus ângulos de aproximação, central e de saída são de 44,5°, 22,6° e 37,5°, respectivamente”, detalha a Jeep. “Este é o Wrangler mais poderoso, rápido e capaz que jamais construímos. Para completar, no asfalto, o Rubicon 392 é capaz de desenvolver grande velocidade”, acrescenta Jim Morrison, responsável pela marca Jeep nos EUA. 

Jeep Wrangler Rubicon 392
Jeep Wrangler Rubicon 392
Imagem: Divulgação

Há 40 anos a gama Wrangler não contava com uma opção V8, o que promete fazer sucesso na América do Norte. Entre seus refinamentos, o propulsor conta com sistema de desativação de 4 cilindros quando opera com uma carga de trabalho mais leve, como, por exemplo, durante deslocamentos em velocidades constantes em uma rodovia. Tudo isso colabora para reduzir o consumo. 

Trabalhando em conjunto com o 6.4 V8 está a caixa automática TorqueFlite com 8 marchas. O controle do sistema de tração integral permanente fica por conta da caixa de transferência ativa de duas velocidades Selec-Trac, que conta com uma relação redutora de 2.72:1 e quatro modos de direção selecionáveis: 4WD Auto, 4WD High, Neutral e 4WD Low. 

Jeep Wrangler Rubicon 392
Jeep Wrangler Rubicon 392
Imagem: Divulgação

Para lidar com a maior disposição do modelo para o off-road, a Jeep promoveu reforços no chassi do Wrangler Rubicon 392, que teve os trilhos do quadro melhorados, além de receber braços de controle superiores dianteiros e cilindros da direção feitos de ferro forjado para lidar com a potência e torque adicionais do motor V8. O sistema de freio também foi revisto para o Wrangler V8, enquanto o sistema de suspensão de cinco braços, tanto na frente quanto atrás, recebem amortecedores Fox de alto rendimento especificamente calibrados para o modelo.

Jeep Wrangler Rubicon 392
Jeep Wrangler Rubicon 392
Imagem: Divulgação

Um recurso interessante presente no Wrangler Rubicon 392 é a tecnologia Hydro-Guide. Ela é formada por um sistema de tubos em três níveis com várias drenagens, o qual permite desalojar mais de 56 litros de água por minuto, evitando que ela se misture com o ar destinado ao motor. Isso permite ao Wrangler Rubicon 392 ter capacidade de imersão de até 83 cm de profundidade, inclusive se ondas de água passarem por cima do capô. Caso essa tomada de ar funcional se torne inutilizável devido à neve, lama ou resíduos, explica a Jeep, um duto secundário ligado à tomada de ar no capô se torna responsável por conduzir o ar externo ao motor, permitindo que ele opere com capacidade plena mesmo com a via principal obstruída. 

Ainda sem preço definido, a Jeep acrescenta que o Wrangler Rubicon 392 começará a ser vendido no mercado norte-americano a partir do primeiro trimestre de 2021. Procurada pelo Autoo, a Jeep adiantou que não está nos planos a importação do Wrangler Rubicon 392 ao Brasil. 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis