Jeep vs. Jeep: por R$ 127.990, comprar um Renegade diesel ou um Compass flex?
Reunimos os dois modelos na configuração Longitude para descobrir qual é a melhor escolha
Hoje em dia encontramos uma situação um tanto quanto inusitada ao olharmos a lista de preços sugeridos da Jeep. Fãs de Renegade e Compass podem encontrar os dois modelos na configuração Longitude pelos mesmos R$ 127.990, mas com uma importante diferença sob o capô. Por esse valor, o Compass Longitude chega às concessionárias com motor 2.0 flex, enquanto o Renegade Longitude pelo mesmo preço sai de fábrica com o propulsor 2.0 turbodiesel. Mas qual é a melhor escolha entre os dois? Para esclarecer a questão, o Autoo reuniu os dois modelos em busca de uma conclusão nesse interessante comparativo “doméstico”.
Analisando a lista de equipamentos de série, Renegade Longitude diesel e Compass Longitude flex são bem equivalentes nos itens de conforto e segurança que oferecem aos seus potenciais clientes, o que, convenhamos, era esperado uma vez que trata-se do mesmo catálogo. O SUV médio, bem como o SUV compacto, saem de fábrica com rodas de liga leve aro 18”, controles de tração e estabilidade, central multimídia completa com tela de 8,4” e suporte aos principais sistemas de espelhamento de smartphones do mercado, ar-condicionado automático digital com 2 zonas, entre outros.
Para dizer que não existem diferenças, o Compass Longitude 2.0 flex conta com sistema de chave presencial e quadro de instrumentos com tela de 7” para exibição de dados do veículo (computador de bordo e sistema de som). O Renegade Longitude turbodiesel não traz os recursos de série, mas seu painel de instrumentos conta com uma tela parecida com a do Compass, porém de 3,5”. De qualquer forma, nos dois SUVs, velocímetro e conta-giros são analógicos.
Um atributo muito relevante que figura no Renegade Longitude 2.0 diesel vai para o sistema de transmissão e tração. Encontramos nele uma competente transmissão de 9 marchas que permite uma calibração e um escalonamento muito bons para otimizar a eficiência do motor e do SUV como um todo. Outro ponto que soma vários pontos a favor do Renegade diesel é a presença da tração integral 4x4 Jeep Active Drive Low. Além de aprimorar a segurança ativa do modelo, fornecendo ao motorista do Renegade diesel um controle dinâmico aprimorado em diferentes condições do piso, o recurso também permite ao Renegade avaliado aqui trafegar por alguns locais onde o Compass 2.0 flex, com tração só nas rodas dianteiras, ficaria pelo caminho.
Ainda na parte mecânica, é inegável que o motor 2.0 turbodiesel confere ao Renegade uma vitalidade nas acelerações e retomadas que não observamos no Compass flex. Olhando as fichas técnicas dos dois modelos, o Renegade diesel é mais pesado devido ao seu conjunto mecânico mais robusto, o que leva o SUV compacto a registrar 1.641 kg na balança contra 1.546 kg do Compass flex, porém o Renegade diesel esbanja força. O 2.0 turbodiesel entrega até 35,7 kgfm de torque desde 1.750 rpm, o que faz com que o Renegade tenha disposição de sobra nas acelerações e retomadas. Olhando de um ponto de vista mais objetivo, temos uma relação peso/torque de 45,9 kg/kgfm no Renegade e de 75,4 kg/kgfm no Compass, isso considerando o torque máximo do motor 2.0 Tigershark com etanol (20,5 kgfm), o que nos permite ver com bastante clareza como o motor do Compass precisa trabalhar muito mais.
O time de engenharia da Jeep soube calibrar muito bem a transmissão automática de 6 marchas do Compass flex buscando o melhor compromisso entre desempenho e economia. Mesmo lidando da melhor forma com toda a força que tem disponível, não é raro em alguns momentos o Compass “esticar” ao máximo suas marchas na busca por entregar respostas dinâmicas melhores. A conta disso é vista no consumo. Mesmo com start-stop (sistema que desliga o motor quando o carro encontra-se parado), o Compass flex não vai além de médias na casa de 6,1 km/l na cidade com etanol (8,8 km/l com gasolina) e 7,5 km/l na estrada também com combustível de origem vegetal (10,8 km/l com gasolina).
De acordo com os números oficiais do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Renegade diesel alcança médias de 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, mas é muito fácil ultrapassar essas marcas e registrar cerca de 16 km/l em rodovias. Nesse ponto as 9 marchas do câmbio mostram seu valor e mesmo em estradas com limites na casa de 120 km/h, o Renegade diesel consegue trafegar com o motor abaixo das 2.000 rpm, o que explica seu apetite frugal por combustível nesse tipo de uso.
Mas nem tudo são flores no caso do Renegade. Concebido para ser uma boa alternativa para o uso urbano, a Jeep optou por uma carroceria mais compacta no tamanho para seu modelo de entrada, sem exagerar no comprimento e no entre-eixos. Se a receita, de fato, torna o Renegade um carro prático para o dia a dia e as vagas apertadas de nossas garagens, quem ocupa o banco traseiro do SUV e tem uma estatura mais alta pode sentir uma falta de espaço para as pernas e tronco. Outro ponto é o porta-malas comedido, que tem espaço para 320 litros na versão Longitude diesel. É um compartimento similar ao de um hatch compacto como um Toyota Yaris (310 litros), por exemplo.
Para quem tem família com filhos adolescentes, o Compass é um carro bem mais confortável. Superior nas dimensões, o SUV médio acomoda com conforto dois adultos e uma criança no banco traseiro, bem como seu porta-malas de 410 litros é mais convincente no espaço.
Mesmo pesando o fato do interior mais espaçoso do Compass e sua maior disposição para acomodar bagagens, é inegável que, pelo mesmo preço, o Renegade Longitude diesel é uma escolha mais racional. O SUV compacto nessa configuração é beneficiado pelo melhor conjunto mecânico da linha nacional da Jeep até o momento, bem como a presença da tração integral é um forte atributo positivo para ele. Além disso, se a sua necessidade de maior espaço interno não é tão fundamental assim no momento, o Renegade vai ser suficiente sob esse aspecto. Nesse duelo de primos, o caçula mais valente ainda leva a melhor.
Ficha técnica
Jeep Renegade 2019 Longitude 2.0 16V diesel automático integral 4p | |
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Preço | R$ 125.490 (10/2018) |
Categoria | SUV compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 56.867 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1956 cm³ |
Potência | 170 cv a 3750 rpm (diesel) |
Torque | 35,7 kgfm a 1750 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,242 m, largura 1,798 m, altura 1,716 m, entreeixos 2,57 m |
Peso em ordem de marcha | 1636 kg |
Tanque de combustível | 60 litros |
Porta-malas | 273 litros |