Jeep elimina modelos não eletrificados de sua gama na Europa
Decisão abre caminho também para modelos puramente elétricos no portfólio
Fato importante foi anunciado pela Jeep nesta semana. Já com todo o portfólio comercializado na Europa oferecendo versões eletrificadas, a marca revelou que até o fim deste ano não vai mais oferecer nenhum modelo somente a combustão nos mercados da região, exceto a Itália.
Com isso, todos os modelos da Jeep vendidos na maior parte do continente europeu estarão compreendidos nas versões E-Hybrid (híbrida-leve) ou 4xe (híbrida plug-in).
A opção E-Hybrid foi lançada recentemente para o Compass e o Renegade comercializados no Velho Continente e toma como base o propulsor 1.5 GSE turbo associado a um sistema elétrico de 48V.
Além disso, futuramente, a Jeep prepara a oferta de modelos 100% elétricos cobrindo as principais categorias de SUVs. O primeiro modelo com este tipo de propulsão, inclusive, deverá ser revelado em 2023.
Reflexos no Brasil?
Vale pontuar que, em sua estratégia global, a Jeep espera alcançar 70% de suas vendas no mundo compreendendo apenas modelos eletrificados por volta de 2025.
Logo, é inevitável que a operação da marca no Brasil já deve estar se movimentando para oferecer modelos com algum tipo de hibridização, inclusive com produção local, no médio prazo.
Já sabemos que o Compass 4xe deverá ser importado ainda neste ano para o mercado brasileiro, provavelmente sendo acompanhado pelo Renegade 4xe em uma etapa posterior.
É fato que outras marcas também já estão se movimentando para oferecer SUVs eletrificados no Brasil.
A CAOA Chery, por exemplo, confirmou que vai lançar uma versão híbrida do Tiggo 5x ainda neste ano, enquanto o Nissan Kicks e-Power também deverá contar com produção local.