Jeep Renegade está entre SUVs usados a diesel de até R$ 75 mil que valem a pena
Mais baratos que carro popular 0 km, seminovos têm mais por menos; alguns até com tração 4x4
Os SUVs a diesel têm a preferência do brasileiro que busca conforto, boa posição de dirigir, espaço interno privilegiado e o melhor de tudo isso, economia de combustível. Sim, nas versões a diesel, eles conseguem ser até 35% mais econômicos, se comparado, por exemplo, aos modelos a gasolina. Além disso, trazem a vantagem de requerer menos manutenção e maior durabilidade do motor.
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Se você abre mão do cheirinho de carro novo, é possível encontrar boas ofertas de SUVs e crossovers a diesel com preços atrativos e bem abaixo de um carro popular 0 km, por exemplo. Se interessou? Então vamos à lista dos 5 modelos que podem ser comprados por menos de R$ 75 mil.
Kia Sorento 2.5 EX Diesel Turbocompressor 4x4 Aut. 2008
A primeira geração do Sorento desembarcou por aqui em 2004, de início só na versão com motor 3.5 V6 de 197 cv, mas em 2008 a linha passou a contar com a opção a diesel turbocompressor de 2,5 litros e 170 cv a 3.800 rpm e torque de 40 kgfm a 2.000 rpm.
Seu consumo gira em torno de 6,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, segundo o portal Carros na Web. A caixa de transmissão é sempre automática de cinco marchas e a tração do tipo integral sob demanda, ideal para aqueles que querem um veículo barato e resistente para enfrentar pequenas trilhas no final de semana.
O acabamento merece um destaque aqui nos nossos comentários. Em tom claro, passa a sensação de amplitude e conforto e conta com todos os comandos sempre próximos ao motorista garantindo a boa ergonomia. Mesmo sendo um modelo meio esquecido, é fácil encontrar unidades sendo anunciadas por preços médios de R$ 50 mil.
- Preço médio: R$ 50 mil
Chevrolet Blazer 2.8 12V Turbo Intercooler Diesel DLX 4x4 2004
A Blazer foi o sonho de consumo do brasileiro quando o termo SUV ainda nem era conhecido entre nós. O utilitário esportivo derivado da picape S10 fez muito sucesso nos anos 1990 e chegou a ter inúmeras opções de motor, tipos de combustível - incluindo o flex - e até configurações de tração 4x2 ou 4x4. Aliás, a Blazer foi o primeiro veículo 4x4 fabricado no Brasil com a transmissão automática como opção.
Em sites de classificados, a versão mais popular abaixo dos R$ 75 mil recai para a 2.8 12V (MWM Sprint) de 132 cv (a 3.600 rpm) e torque de 34,7 kgfm (a 1.800 rpm) implementada na linha desde 2000. Associado ao câmbio de cinco marchas, o conjunto fornece uma economia de combustível aceitável, em torno de 7 km/l na cidade e 10,4 km/l nas estradas, segundo dados do site Carros na Web.
- Preço médio: R$ 60 mil
Toyota Hilux SW4 3.0 8V Turbo Diesel Manual 1998
A veterana surgiu por aqui importada do Japão em 1992 e desde então, segue firme e forte como representante da Toyota no segmento de SUVs. Assim como a Blazer, o modelo traz chassi no lugar dos atuais monoblocos, o que oferece como vantagem resistência superior para enfrentar terrenos mais acidentados.
A maioria vem equipada com tração 4x4 permanente, além do motor de quatro cilindros 3.0 turbo diesel de 116 cv a 3.600 rpm de potência e torque de 32,1 kgfm a 2.000 rpm, configuração essa presente desde 1997 quando passou a ser importada da Argentina.
No consumo, levando em conta seus quase 2 mil kg de peso bruto, chega a fazer as médias de 8 km/l no ciclo urbano e 10 km/l no rodoviário. O modelo é ideal para famílias com mais de cinco pessoas, já que a SW4 permite acomodar até sete pessoas com relativo conforto na terceira fileira de bancos.
- Preço médio: R$ 65 mil
Jeep Renegade 2.0 16V Turbo Diesel Sport 4x4 Aut. 2015
O Renegade é o primeiro Jeep a ser fabricado no Brasil. Pertencente à categoria de SUV compacto, o modelo foi lançado em 2014 e praticamente não teve mudanças mais radicais, apenas algumas reestilizações leves.
Facilmente reconhecido nas ruas, o Renegade traz a base do Fiat 500L, usando dessa maneira o mesmo monobloco. Pode não trazer a resistência de um chassi convencional, mas por estar focado mais no uso urbano, o conforto é superior aos tradicionais SUVs.
Nas primeiras unidades até 2021 é possível encontrar as versões a diesel, no caso a de quatro cilindros 2.0 16V de 170 cv a 3.750 rpm e torque de 35,7 kgfm a 1.750 rpm. A tração é integral sob demanda. Este conjunto “conversa” com uma transmissão automática de nove velocidades e que está presente desde as primeiras unidades de 2015.
Econômica, esta configuração faz 9,4 km/l no perímetro urbano e 11,5 km/l no rodoviário, segundo o Inmetro.
- Preço médio: R$ 65 mil
Troller T4 3.0 16V T. Rígido Turbo Eletronic Diesel 2p 4x4 2007
Ele é o modelo preferido dos trilheiros graças a sua leveza referenciada pela carroceria de fibra de vidro e aliada ao chassi reforçado. Portanto, robustez e durabilidade é com ele mesmo.
Seus pneus são de uso misto nas medidas 255/75 R15 que contribuem para uma melhor “filtragem” dos terrenos mais acidentados.
O jipe está equipado com o propulsor 3.0 (Internacional NGD 3.0E) que rende até 163 cv a 3.800 rpm de potência e 38,8 kgfm a 1.600 rpm de torque. Com o câmbio de cinco marchas, essa unidade traz um consumo 8,3 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
Graças a seu tamanho de apenas 3,94 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos, o espaço é restrito na parte de trás e, praticamente não há porta-malas. A fábrica cita 130 litros de volume.
- Preço médio: R$ 75 mil
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