Jeep prepara revanche na briga com chineses com novos SUVs elétricos
Além do Recon, fabricante terá Compass da nova geração, Wagonner híbrido plug-in e o Avenger no Brasil
A Jeep é uma das marcas que mais perderam participação no mercado brasileiro com a chegada dos modelos chineses em volumes mais significativos, a partir de 2023. De acordo com dados da consultoria Megadealer, os modelos da marca norte-americana foram os que mais entraram como parte de pagamento na troca por um novo das marcas BYD e GWM, com 12% e 18% do total, respectivamente.
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Além disso, segundo a Bright Consulting, a Jeep perdeu 1.6 ponto percentual no mercado depois da chegada das duas fabricantes chinesas. Conforme a mesma fonte, a marca norte-americana passou de 5,8% do mercado em 2023 para 4,9% em 2024.
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Embora o Jeep Compass tenha conseguido se manter na liderança nas vendas de SUVs médios em 2023 e em 2024, quando foi seguido de perto pelo Toyota Corolla Cross e um pouco mais atrás pelos chineses Caoa Chery Tiggo 7 e BYD Song Plus, a situação da marca norte-americana nos EUA não é das mais confortáveis.
As vendas da Jeep nos EUA despencaram 34% de uma alta histórica de mais de 973.000 SUVs vendidos em 2018 para menos de 643.000 unidades em 2023. Enquanto a maioria das marcas de automóveis aumentou as vendas, a Jeep caiu cerca de 6%. Com isso, a Stellantis tem em curso um plano de recuperar o espaço perdido no mercado. E isso também inclui o Brasil.
Brasil também está nos planos
Imagem: Divulgação
No mercado brasileiro, uma das cartadas da Jeep será o SUV compacto Avenger, a ser fabricado em Porto Real (RJ), a partir de 2026, com a mesma plataforma do Citroën C3 Aircross. Também no ano que vem será a vez da apresentação da nova geração do Compass, que passará a ser montado sobre a nova arquitetura STLA Large, com versões eletrificadas.
Será com base nesta mesma plataforma que a Jeep vai fabricar o novo modelo Recon (outro SUV de médio porte) e o mais avantajado Wagonner S plug-in híbrido. Por enquanto, tudo o que a Jeep disse sobre o Recon é que terá controle de tração de última geração e pneus off-road robustos. Ele também terá portas removíveis e uma capota elétrica com uma grande abertura.
O Recon já foi visto em testes, ainda camuflado e pareceu idêntico ao protótipo, até pelos ganchos de reboque coloridos O trem de força provavelmente será similar ao que é encontrado no Wagoneer S. O SUV elétrico voltado para o luxo está sendo oferecido inicialmente com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas, chegando nos 600 cv e autonomia acima de 500 km.
A Jeep também também trabalha para aumentar a qualidade e a confiabilidade de seus veículos, que historicamente têm sido classificados abaixo da média de acordo com pesquisas com consumidores norte-americanos. Os novos SUVs totalmente elétricos vão começar a ser produzidos na fábrica em Toluca (México).