Jeep Gladiator quer ser a ''mais capaz de todas as picapes''

Picape da Jeep espera se destacar das concorrentes pelo conjunto robusto para off-road
Jeep Gladiator 2020

Jeep Gladiator 2020 | Imagem: Divulgação

Ao lado dos utilitários esportivos, as picapes estão ganhando uma força gigantesca em vários mercados, sobretudo nos EUA, onde marcas como a Ford e a GM já anunciaram que vão focar suas linhas majoritariamente nesses dois segmentos nos próximos anos, descontinuando vários modelos de passeio em especial hatches e sedãs.

Se já tem um legado indiscutível no segmento de SUVs, a Jeep agora finalmente também poderá colocar seus pés no segmento de picapes com a estreia da Gladiator, modelo revelado na edição mais recente do Salão de Los Angeles.

Projeto que nasceu em paralelo com a nova geração do Wrangler, a Gladiator compartilha com o jipe a mesma vocação para o uso off-road, tanto é que esse é o seu principal apelo frente às concorrentes de mesmo porte.

Para tanto, a inédita Jeep Gladiator poderá receber uma série de equipamentos e acessórios notadamente robustos para quem deseja encarar as trilhas mais pesadas. A picape poderá receber recursos como eixos Dana 44 de terceira geração, bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro, pneus off-road de 33” e até mesmo um sistema que permite desconectar a barra estabilizadora do conjunto de suspensão.

Como já havíamos antecipado, para movimentar a Gladiator a Jeep escalou o propulsor 3.6 V6 Pentastar com a opção de transmissões automática de 8 marchas ou manual de 6 marchas. Em 2020, a picape receberá também a opção do 3.0 V6 EcoDiesel, que será oferecido apenas com a mesma opção de câmbio automático presente também no motor V6 a gasolina.

Pelo menos nos EUA, a Jeep Gladiator em quatro versões (Sport, Sport S, Overland and Rubicon) e terá uma série de atributos interessantes do ponto de vista da conectividade e personalização, como a quarta geração da central multimídia Uconnect e a possibilidade do teto com capota de tecido. Chamado de Sunrider pela Jeep, ele é um recurso bem singular entre as picapes fabricadas em série hoje em dia.

Segundo a Jeep, além da tração 4x4 e a vocação para o uso nas trilhas, a Gladiator também será um modelo muito valente para deslocar objetos maiores, tipo de uso relativamente comum entre os norte-americanos. A nova picape da Jeep será capaz de rebocar até 3,47 toneladas e poderá transportar até 725 kg de carga na caçamba.

Procurada pelo Autoo, a assessoria de imprensa da Jeep aqui no Brasil adiantou que não existem planos, no momento, de importar a Gladiator ao mercado nacional. De qualquer forma, o mercado brasileiro é um grande consumidor de picapes e, caso o dólar e a situação econômica do país ajudem, é bem provável que a Jeep possa rever sua decisão. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!