Jeep Gladiator não terá motor V8 de 707 cv
Quem esperava o motor do Hellcat na picape ficou frustrado, mas a Jeep criou versões aventureiras de tirar o fôlego
A Jeep ainda está em lua-de-mel com a Gladiator, veículo mais recente da marca que tem uma capacidade off-road impressionante na versão Rubicon. É pouco provável que esse utilitário, baseado no Wrangler, desembarque no Brasil. Já os consumidores dos Estados Unidos esperavam uma versão da picape com motor do Dodge Challenger SRT Hellcat, o V8 de 707 cv. Mas, trocadilhos à parte, os norte-americanos já podem tirar os "cavalinhos da chuva", pois essa versão não existirá, segundo a fabricante.
"É apenas um conceito", disse o chefe da marca Jeep na América do Norte, Tim Kuniskis, referindo-se ao conceito de Gladiador Brilliant Blue J6 revelado para o Moab Easter Jeep Safari de 2019. "Agora, isso não significa que não vamos avaliar o interesse, mas é apenas um conceito", acrescentou. E por falar em Moab Easter Jeep Safari, essa expedição ocorre há 53 anos em Moab, Utah, Estados Unidos. O evento, organizado pela Jeep e seus fãs, reúne mais de 200 expositores e este ano, devido ao enorme apelo da picape Gladiator, a Jeep se uniu à Mopar para criar seis modelos capazes de transpor qualquer obstáculo do desafiador terreno de Moab. Confira abaixo alguns deles:
Jeep J6
Este, como já foi adiantado por Tim Kuniskis, não será produzido pela Jeep e seus acessórios também não entraram na linha de produção da Mopar. O J6 é baseado no Honcho 1978, principalmente com sua cor azul vibrante. Ele mistura a modernidade com os traços dos veículos dos anos 1970 e esse protótipo de cabine simples tem barras de santantônio na cor preta, para dar contraste ao visual e também servir de apoio para as luzes auxiliares de LED.
Wayout
A versão mais interessante entre as criadas para o evento de Moab é a Wayout, pois ela já vem equipada com uma barraca acima da caçamba. A tenda, que pode ser ocupada por dois adultos, pode ser facilmente montada e desarmada e a cor do modelo, Gator Green, estará disponível em breve no palete da montadora. As rodas dessa versão são de 17 polegadas, mas os pneus são aro 37.
Flatbill
Para quem quer ainda mais diversão e fazer motocross, a Flatbill suporta até duas motos e provavelmente será o modelo mais alto e barulhento. Baseado na versão Rubicon, que já é 5 cm mais alta, a Flatbill tem altura 10 cm maior que as demais versões e seus pneus são de aro 40. O barulho é proveniente do um propulsor 3.6 Pentastar V6 e a transmissão é automática de 8 marchas.
M-715 Five-Quarter
Baseado no modelo do exército M-715, a versão moderna conta com frente composta de fibra de carbono e não há teto, apenas uma lona para cobertura do motorista e passageiro. Os faróis são de LED e possuem luz de longo alcance, com lanternas retrô que dão um toque especial ao modelo que homenageia o velho M-715 de guerra. As rodas de liga leve são de 20 polegadas e ele tem pneus lameiros de aro 40.
Gravity
A única versão que já está pronta para comercialização é a Gravity, que foi inteiramente customizada com acessórios já fabricados pela Mopar, como a cesta adicional à caçamba, aumentando a capacidade de carga da picape. As rodas do modelo são mais modestas, com aro 17 e pneus de 35 polegadas. A cor laranja da picape, PunkN Metallic, já está disponível para os consumidores de Wrangler e Gladiator.