Jeep diz que Wrangler V8 é conceito; fábrica tem unidades em estoque
Após teaser, marca informou que o SUV tinha caráter apenas de protótipo. Quantidade de carros feitos aponta outra coisa
Depois de um teaser em as suas mídias sociais, a Jeep veio a público exibir o Wrangler Rubicon 392 Concept. Como o nome diz, o conceito de um jipe com o V8 6.4 da Dodge era apenas um protótipo. Em comunicado, a marca diz que o modelo é uma “indicação de que, em breve, os desejos dos norte-americanos podem ser atendidos”.
O último modelo da Jeep a sair de fábrica com um motor V8 foi o antecessor do Wrangler, ainda na família CJ, em 1981. Desde então, o desejo pelo Jeep V8 voltou a ocupar o imaginário dos fãs da marca. Agora, com o Ford Bronco representando uma concorrência de peso, seria um momento oportuno para um Wrangler com o motor de 392 polegadas cúbicas (6.4 litros) V8 de 450 cv. Mesmo assim, a Jeep insiste que o Rubicon V8 é apenas um conceito.
No entanto, toda essa movimentação da Jeep em mostrar teasers e dizer que o carro é apenas um protótipo pode ser uma distração. Normalmente, quando se faz um protótipo, apenas uma unidade é fabricada, no máximo duas quando é necessário um carro reserva. Segundo a revista Road & Track, porém, a linha de montagem do Wrangler em Toledo, Ohio (EUA) já teria montado ao menos 30 unidades do Jeep Wrangler Rubicon 392 “conceito”.
O carro apresentado como protótipo, além do motor V8 já visto em modelos da Dodge, trazia também transmissão automática de oito velocidades, caixa de redução de duas velocidades, tração 4x4 com seleção automática, bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro, rodas de 17 polegadas e pneus lameiros com 37 polegadas de diâmetro.
A mídia norte-americana aponta que o Wrangler V8 deve mirar no público do novo Ford Bronco, que ainda não possui tal opção de motorização admirada nos EUA. Porém, dois fatores vão atrasar a novidade da Jeep. Primeiro que o concorrente não chegará às ruas antes de 2021, então não haveria motivo para pressa imediatamente.
Em segundo lugar, a fábrica de Toledo tem duas outras prioridades no momento: a introdução de um motor 3.0 V6 turbodiesel para a picape Gladiator e também o início da produção das versões 4xe, híbridas, do Wrangler. No entanto, é possível que o ano que vem marque o retorno do Jeep V8 para valer.